CMJ – Bergson Gurjão: símbolo da luta juvenil

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Fortaleza vem a público prestar sua homenagem ao estudante Bergson Gurjão Farias – jovem assassinado pela Ditadura Militar em 1972, aos 25 anos – em razão do seu sepultamento no dia 6 de outubro de 2009 na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), 37 anos depois de sua morte.

Estudante do curso de Química da UFC e um grande líder estudantil, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Bergson foi perseguido, preso e expulso da universidade durante a Ditadura Militar (64/85), quando lutava pela democracia em nosso país. Na clandestinidade, foi para a região do Araguaia, no sul do Pará, se unir a outros militantes do PCdoB para formar um movimento de resistência àquele regime – a Guerrilha do Araguaia.

Em 1972, foi cruelmente assassinado numa emboscada do exército. Segundo relatos dos moradores da região, após ter sido abatido a tiros, seu corpo foi perfurado várias vezes pelas baionetas dos soldados. Ficou enterrado no meio da mata, sendo encontrado somente em 1996 e identificado no último mês de julho.

Para nossa geração, fica o exemplo de um jovem que dedicou sua vida à luta contra a opressão e sonhou com um mundo melhor. Dessa forma entendemos que, para manter viva sua memória, temos que continuar lutando por um país mais livre e soberano, em que o diálogo prevaleça sobre a intolerância. Só assim Bergson será verdadeiramente homenageado.

Viva Bergson Gurjão, herói da juventude cearense e do povo brasileiro.

Conselho Municipal de Juventude – CMJ