Sem categoria

Vale Cultura é tema da Festa Nacional da Música

Nem só festa e diversão pautam a Festa Nacional da Música. Durante o evento em Canela, na Serra Gaúcha, são discutidos vários assuntos que interessam o mercado musical e os artistas Entre eles, o Vale-Cultura. O tema foi discutido durante audiência pública realizada na última terça-feira, conduzida pela deputada federal Manuela D’Ávila, relatora da matéria na Câmara Federal. 

O projeto de lei institui um benefício de até 50 reais aos trabalhadores brasileiros a ser utilizado no consumo de bens e serviços culturais. Para a iniciativa dar certo, alguns obstáculos precisam ser transpostos. Um deles é o envolvimento de todos os municípios e não apenas dos grandes centros urbanos. Outro desafio é o engajamento de empresários, que pelo projeto não são obrigados a aderirem ao programa. “Nós fizemos da música um meio de comunicação e os trabalhadores merecem desfrutar cultura”, observa o músico Gaúcho da Fronteira que participou da audiência pública.

 O chefe de gabinete do Ministério da Cultura, Osvaldo Pires, acredita que o Vale Cultura seja um instrumento para combater a pirataria, no momento em que o trabalhador tiver dinheiro para investir na compra de um CD. “É importante salientar que não passou na cabeça de ninguém colocar uma barreira de utilização cultural [cinema, música ou teatro]”.

Parafraseando o grupo Titãs, o vice-presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Vicente Selestri, afirma que o trabalhador “não quer só comida. Quer música, quer diversão”. De acordo com ele, o projeto é um desafio para os trabalhadores e deve ser incluído na pauta das convenções coletivas, para que os empresários tenham noção de como é importante.

Café da manhã

Na quarta-feira (7), um café da manhã realizado na Câmara dos Deputados reuniu representantes do Ministério da Cultura, Ministério da Fazenda, Receita Federal, empresários, representantes da classe artística e deputados para debater o Vale-Cultura.

Para a deputada Manuela, que é relatora do projeto na CTASP, "este evento é muito importante pois reforça o diálogo e o debate entre todos os segmentos envolvidos na proposta".

Segundo o Ministério da Cultura, o vale-cultura pode aumentar em até R$600 milhões/mês ou R$7,2 bilhões/ano o consumo cultural no País. Além disso, gerará renda, trabalho e emprego em setores da atividade cultural.

Fonte: Imprensa Festa Nacional da Música