PCdoB/MS faz sua maior conferência e renova direção

No sábado passado (dia 03), aconteceu a Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul do 12º Congresso do PCdoB, que recebeu o nome de “Arnaldo Rodrigues da Silva”, em homenagem ao veterano militante comunista que faleceu aos 83 anos, no último dia 20 de setembro de 2009. Foi a maior e mais abrangente conferência dos comunistas sul-mato-grossenses, mobilizando 450 militantes em 16 municípios.

PCdoB/MS faz sua maior conferência e renova direção
No ato de abertura, o presidente estadual Moacir Abreu saudou os participantes e abriu a palavra para as lideranças presentes, entre elas vereador do PV de Campo Grande, Marcelo Bluma, o presidente da CTB/MS Ricardo Fróes e a representante do Comitê Central e diretora da Escola Nacional do PCdoB, Nereide Saviani.

Em seguida, Nereide Saviani fez a apresentação dos documentos do 12º Congresso. Vários delegados se manifestaram nas intervenções sobre os temas em debate, sendo que o plenário da Conferência aprovou por unanimidade o teor dos documentos, reafirmando o rumo socialista e o caminho para se chegar ao objetivo estratégico, que é o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, a necessidade de continuidade e aprofundamento do projeto iniciado pelo governo Lula e a nova política de quadros, em sintonia com a contemporaneidade da luta dos comunistas.

Os resultados positivos da mobilização e as novas filiações ao partido demonstram que o PCdoB de MS tem condições de ampliar sua influência e presença no estado, o que passa pelo esforço concentrado em torno de um projeto eleitoral abrangente para 2010, em conexão com os propósitos partidários para as eleições de 2012 e os objetivos maiores do partido, alicerçado numa intervenção cada vez mais crescente na luta de idéias e na luta social. Essa foi a perspectiva apontada pelo balanço do trabalho de direção do Comitê Estadual cessante. Após a aprovação do balanço foi exibido um vídeo produzido pelos jovens comunistas sul-mato-grossenses alusivo os 25 anos da União da Juventude Socialista (UJS).

Por fim, a Conferência elegeu os delegados e delegadas à Plenária Nacional do 12º Congresso e o novo Comitê Estadual, que passa a ter um perfil mais diversificado, refletindo a nova configuração do partido em MS e também as suas perspectivas para o próximo período, com grande índice de renovação. Sindicalistas da cidade e do campo, mulheres, jovens comunistas, e lideranças com experiência eleitoral e na luta social foram eleitos dirigentes. As mulheres representam agora 44,44% do Comitê Estadual, um avanço digno de nota. O novo Comitê Estadual eleito e já empossado imediatamente reuniu-se e decidiu de forma unânime reconduzir Moacir Roberto de Abreu à presidência estadual do partido.

Confira a relação dos dirigentes eleitos para o novo Comitê Estadual de MS:

01-Cynthia Guimarães Jarcem
02-Cleusa Pedrosa Odorico Cardoso
03-Consuelo Gutierrez Cuellar
04-Èlcio Gustavo Benini
05-Fabiana Vieira
06-Iara Gutierrez Cuellar
07-Jean Roberto de Lima
08-João Alives Ribeiro (Sabiá)
09-Lídia de Andrade Rangel Portilho
10-Mariano Duarte Cabreira
11-Maria Pereira Martins
12-Mario César Fonseca da Silva
13-Moacir Roberto de Abreu – presidente
14-Nelly Ramona da Costa Santos
15-Orivaldo Ribeiro Mundim (Neto)
16-Rafaela Nantes Muniz
17-Ramiro (Miro) Moysés dos Santos
18-Renato Pires de Paula
19-Ricardo Martinez Fróes
20-Rosane Franciosi de Carvalho
21-Rosicleide Paula de Melo Renero
22-Silvana da Silva Pinto
23-Silvino Aréco
24-Thiago de Oliveira Custódio
25-Valdinir Nobre de Oliveira
26-Waldely Vaneli
27-Wilson Osmar de Faria Lima

Veja a relação dos delegados e delegadas eleitos para a Plenária Nacional do 12º Congresso:

01-Mariano Duarte Cabreira
02-Mario César Fonseca da Silva
03-Moacir Roberto de Abreu
04-Rafaela Nantes Muniz
05-Rosicleide Paula de Melo Renero

Rosane Franciosi de Carvalho (suplente)