BA: Balanço positivo no primeiro dia da Conferência

“O evento teve dois turnos bem diferenciados. Na manhã, um ato político da maior importância, especialmente pela presença da ministra Dilma e do governador Jaques Wagner. Já à tarde, o destaque é a entrada no assunto principal do Congresso: o programa socialista do partido, com exposição do secretário nacional de organização, Walter Sorrentino, sobre todos os temas do 12º Congresso Nacional do PCdoB e a intervenção de muitos oradores”, avaliou o presidente estadual da legenda, Péricles de Souza.

Sorrentino, apresentou as teses do Congresso, enfocando ainda o novo projeto de desenvolvimento nacional e a renovação da política de quadros. A consolidação de um forte núcleo de esquerda em torno de uma candidatura única do campo de Lula – ampliadas, também, as forças de apoio – desponta como proposta fundamental. “Precisamos ter uma terceira vitória do povo em 2010. As condições pra isso existem, as negociações estão em curso, mas é preciso ter um eixo e, o que nós propusemos, é um novo projeto nacional de desenvolvimento, soberano, democrático e solidário”, destacou Sorrentino.

Nesse sentido, a nova política de quadros desponta como alicerce fundamental, como garantias à governabilidade. Quadros influentes na vida social, política, cultural, artística e econômica do país. “Isso exige uma concepção muito larga e muito mais contemporânea da política de quadros. E nós precisamos saber nos conceber e nos governar com essa maneira renovada que foi apresentada na Conferência”, pontuou o secretário nacional.

A Conferência retoma as suas atividades na manhã de domingo (11/10), com a continuação dos debates, o balanço da direção estadual e a eleição do novo Comitê Estadual do partido. “O balanço até o momento é extremamente positivo quanto ao funcionamento do plenário, com discursos e intervenções, e estamos animados para o segundo dia”, afirmou Péricles.

De Salvador,
Camila Jasmin