Bahia:Comitê Estadual apresenta balanço da gestão

O segundo dia da Conferência Estadual do PCdoB foi marcado pelo balanço da atual direção estadual e a apresentação dos nomes indicados para compor o novo comitê do partido na Bahia. “Esse Comitê cumpriu, no fundamental, a sua missão política e organizativa de enfrentar o desafio de ampliar o partido face à nova realidade brasileira, surgida após a vitória de Lula em 2002, mas também fruto de uma postura ousada e de inovação”, afirmou o presidente do partido, Péricles de Souza.

De fato, o PCdoB assinalou crescimento vertiginoso no estado com as eleições de 2008, quando fez 18 prefeitos e prefeitas, incluindo cidades de grande porte, a exemplo de Juazeiro – detentor do maior PIB agrícola do país – e 18 vices; resultado este que alço à Bahia à vice-liderança nacional com a segunda maior votação majoritária dada ao partido e, ainda, o estado que mais elegeu gestores municipais.Na disputa proporcional, a votação também apresentou aumento expressivo, com um incremento de 116%.

“Lideramos alianças amplas, demarcamos o nosso campo, consolidamos lideranças locais e ficamos bem situados com vistas a 20010”, destacou Péricles. E as metas do partido para o próximo pleito, além de apoiar a continuação do projeto político implementado por Lula, é de reeleger os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, acrescidos de Edson Pimenta (atualmente, deputado estadual). A estratégia se justifica dada a relevância – tanto em termos de projeção na mídia quanto à valorização perante a sociedade – que uma bancada numerosa na Câmara Federal concede a qualquer partido; haja vista que é este percentual que define o repasse de recursos para o Fundo Partidário e o tempo de propaganda eleitoral gratuita.

Para a Assembléia Legislativa, uma chapa numerosa pretende, além de arrecadar votos e consolidar a vitória dos três federais, abrir espaço às novas lideranças regionais, catalisadoras de votos. Também é cogitada uma composição na chapa majoritária, com o presidente da Agência Nacional de Petóleo – ANP e militante comunista histórico, Haroldo Lima, disputando uma vaga ao Senado. Entretanto, como o mandato de Lima na ANP se estende até 2011, Péricles de Souza confessa que é preciso avaliar cuidadosamente as beneficies da estratégia.

Proposta do novo Comitê

O processo eletivo do novo Comitê Estadual foi deflagrado no fim da manhã. Os mais de 400 delegados e delegadas eleitos nas etapas preparatórias e presentes à Conferência elegerão 63 integrantes. Na nominata proposta pela Comissão Eleitoral com base na consulta prévia aos delegados, o índice de renovação é de 20% e estão gasrantidos 30% das vagas destinadas às mulheres.

Segundo o presidente Péricles de Souza, as preocupações para o próximo período giram em torno do prosseguimento do projeto político para 2010 cuja prioridade é a eleição de deputados federais, manutenção do espaço na Assembléia Legislativa, além de disputa da vaga na chapa majoritária tendo à frente o governador Jaques Wagner.

De Salvador,
Camila Jasmin