Dilma: o PCdoB é um dos eixos da aliança em torno de Lula

A declaração da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na abertura da Conferência Estadual do PCdoB da Bahia, de que “o PCdoB é um dos eixos onde se escora toda a aliança progressista, popular, aliança transformadora que hoje sustenta o governo do presidente Lula. E nisso o PCdoB é um elemento, para mim, estratégico”, embalou a conferência comunista. O evento realizado em Salvador reuniu delegados e delegadas de todo o estado para debater as teses do 12º Congresso e eleger a direção Estadual.

A democracia e a unidade deram o tom da Conferência, que despontou como uma das mais importantes realizadas pelo partido já no ato de abertura, contando também com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de representantes do Ministério do Esporte e da Secretaria Especial para a Promoção da Igualdade Racial, além de diversos secretários de Estado.

O clima democrático permeou todas as atividades do evento, refletindo-se no grande número de pessoas envolvidas nas atividades preparatórias, de delegados e delegadas, 482 credenciados até a tarde de domingo, mas principalmente no grande número de intervenções durante as discussões. Foram 59 inscritos e todos tiveram direito a expressar sua opinião sobre os documentos do 12º Congresso, aos quais foram apresentadas 54 emendas, sendo 25 acatadas pela Comissão de Sistematização.

Nova direção

A Conferência elegeu ainda os 102 delegados e delegadas da Bahia para a 12º Congresso Nacional e os 63 integrantes da direção Estadual. O deputado federal e líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida, foi eleito o novo presidente estadual do partido. “É uma honra para qualquer militante ser presidente de um partido como o nosso. Sei da responsabilidade e do desafio que esta tarefa representa, mas também sei que não vou estar sozinho. Vamos dirigir este partido com os 63 membros do Comitê Estadual tomando coletivamente todas as decisões necessárias para que o PCdoB continue crescendo na Bahia”, declarou o deputado logo após o anúncio de seu nome.

O fato do partido se pautar pelas decisões coletivas também foi ressaltado por Péricles de Souza ao anunciar a decisão deixar a presidência. “Meu compromisso de vida continua sendo o PCdoB, mas gostaria de procurar novos desafios. Não me vejo fora da Bahia, nem da direção do partido, mas quero novas tarefas. Este é um momento de renovação, de alternância e isto também é muito importante para o crescimento do PCdoB”, afirmou.

Péricles de Souza, que deixa a presidência estadual do PCdoB após 6 anos, foi homenageado pelo diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, que falou em nome da militância do PCdoB. “Cada momento determina o tipo de quadro que o partido precisa. Que responda à altura dos desafios daquele momento. Péricles é um destes quadros que tem papel importante em vários momentos vividos pelo partido”, ressaltou.

De Salvador,
Eliane Costa

Leia também: 

Bahia: Comitê Estadual apresenta balanço da gestão na Conferência

Daniel Almeida assume a presidência PCdoB na Bahia

BA: Balanço positivo no primeiro dia da Conferência

Dilma defende unidade progressista na Conferência do PCdoB/BA