Sem categoria

Obama aprova envio de mais soldados ao Afeganistão

O prêmio Nobel da Paz e presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou nesta terça-feira o envio de mais 13 mil soldados americanos para o Afeganistão. Obama já havia autorizado o destacamento de 21 efetivos na região centro-asiática em março passado, como parte de uma estratégia fracassada de ocupação.

Nesta oportunidade serão enviados ao país, sobretudo, equipes de apoio compostas por engenheiros, médicos, especialistas em inteligência e polícia militar, segundo revelou um funcionário ao jornal The Washington Post.

A decisão poderá dar um tempo maior para o presidente decidir sobre um compromisso "maior" na invasão do país, como lhe pede o chefe das forças de ocupação, Stanley McChrystal.

O general assegurou que, para não fracassar em mais uma guerra, os Estados Unidos deveria comprometer mais 40 mil homens ao contingente de 65 mil soldados que estão ali.

Washington invadiu a região em fins de 2001, como parte da chamada "guerra contra o terrorismo", iniciada por George W. Bush após os ataques de 11 de setembro.

O Pentágono ainda não conseguiu cumprir com os objetivos ditados durante a invasão, que eram de capturar o suposto líder terrorista da rede al-Qaida, Osama bin Laden, e varrer do mapa os talibãs.

Fonte: Prensa Latina