Bahia realiza conferência livre de juventude e comunicação

A mobilização para a etapa baiana da Conferência Nacional de Comunicação está a todo o vapor. Neste sábado (17/10), acontece mais uma atividade preparatória, a I Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação, que será realizada na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, a partir das 9h. O público alvo são os jovens da capital e do interior do estado, provenientes do ensino superior, de ONGs, entidades estudantis, movimentos sociais e do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

O objetivo desta Conferência Livre é mobilizar a juventude para a participação política pelo direito à comunicação, avaliando as resoluções da I Conferência de Comunicação Social da Bahia, realizada no ano passado, e propor políticas de comunicação para o jovem. “Queremos contribuir para a Confecom e achamos importante que nas discussões tenha uma vertente em relação à juventude. Nós jovens é que temos mais interesse no debate em torno da democratização da comunicação”, afirmou o presidente do Cejuve, Juremar de Oliveira.

A I Conferência Livre Estadual de Juventude e Comunicação irá se dividir em dois eixos: juventude e direito à comunicação e juventude, educação e comunicação. Por ser uma conferência livre, portanto espontânea e autônoma, não terá a função de eleger delegados para as etapas oficias da Confecom. “O resultado dos debates também não serão resoluções, mas sugestões que serão levadas à etapa estadual da Confecom. Vamos defender que a vertente da juventude seja discutida em todos os eixos da Confecom. Não podemos ficar de fora desta discussão”, ressalta Juremar.

O evento é uma iniciativa do Conselho Estadual de Juventude, da Faculdade de Comunicação da UFBA, da ONG Cipó Comunicação Interativa, do Coletivo Intervozes e da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras. A Conferência Livre pretende fazer também uma instalação no Terminal da Lapa, onde haverá gravações de depoimentos de jovens.

A etapa baiana da Confecom acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e pretende mobilizar toda a sociedade em torno da discussão da comunicação como um direito social. No evento, serão eleitos também os 100 delegados – 20 do Poder Público, 40 da sociedade civil e 40 do empresariado – que representarão o estado em Brasília, entre os dias 14 e 17 de dezembro, na 1ª Conferência Nacional sobre o assunto.

De Salvador,
Eliane Costa