Sem categoria

Organização de Xangai decide reforçar ainda mais a cooperação

A oitava reunião de dirigentes dos Estados membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS, na sigla em inglês) divulgou um comunicado conjunto para promover a cooperação entre os Estados associados.

A reunião, realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim, foi presidida pelo premiê chinês Wen Jiabao e contou com a participação dos primeiros ministros da Rússia, do Cazaquistão, do Quirguistão, do Tadjiquistão e do Uzbequistão, assim como representantes das nações observadores do OCS e o Afeganistão.

Wen disse que o comunicado conjunto reitera que os Estados membros da OCS levarão a cabo uma cooperação ativa em economia e comércio, recursos, agricultura, transporte, cultura e proteção do meio ambiente, entre outros.

Ele também destacou que a maior cooperação elevará a vantagem competitiva dos Estados membros e a capacidade para prevenir riscos.

Wen disse que a confiança, determinação e perseverânça são os meios as dificuldades. Só dando continuidade ao impulso da cooperação, pode-se obter a estabilidade regional e a prosperidade comum.

Os primeiros ministros concordaram no comunicado conjunto que deve ser aprofundada a cooperação financeira. Os setores financeiros dos Estados membros devem elevar o intercâmbio de informação para enfrentar a crise financeira mundial.

Os Estados membros também continuarão a investigação sobre as reuniões dos ministros de Fazendo e chefes dos bancos centrais. Também se discutiu o estabelecimento da conta bancária especial da OCS.

Os primeiros ministros fizeram um apelo para que se tomem medidas apropriadas para fazer um uso mais efetivo do potencial de transporte fronteiriço dos Estados membros e para melhorar a base jurídica da cooperação no setor do transporte.

Os dirigentes também concordaram em lançar o mais rápido possível dois projetos fundamentais, de uma "superestrada de informações da OCS" e a "cooperação digital entre as fronteiras, por meio do uso de empresas digitais".

Os primeiros ministros também chegaram a um consenso no sentido de acelerar o trabalho de preparação para a primeira reunião de ministro de Agricultura de Estados membros e a investigação sobre o projeto de acordo de cooperação agrícola dos Estados membros da OCS.

No comunicado conjunto, se insiste na cooperação entre as alfândegas por meio da simplificação de procedimentos de comércio, incremento da capacidade de autorização nas alfândegas, assim como a melhora e a construção de infraestruturas.

Também chegaram a um consenso no sentido de resolver os problemas de qualidade e segurança de produtos do comércio regional para preparar uma forma mais conveniente de circulação de mercadorias entre os Estados membros.

Problemas como desastres naturais também foram abordados na reunião, que estimulou os países do OCS a realizar esforços conjuntos para elevar o nível de auxílios nos desastres, em um esforço para enfrentar melhor as calamidades naturais.

Sobre a cooperação em educação, os primeiros ministros prometeram continuar realizando o fóro de chefes de instituições de educação superior e a "semana da educação" nos Estados membros.

O comunicado conjunto também sublinhou a importância de estabelecer a associação entre instituições médicas dos Estados membros e a prevenção e tratamento conjuntos de enfermidades infecciosas.

A próxima reunião de primeiros ministros dos Estados da OCS deverá ser realizada no Quirguistão, em 2010.

Fonte: Observatório da Política da China