Sem categoria

Colômbia: Vice-presidente investigado por ligação com paramilitar

O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos Calderón, passou nesta segunda-feira (19) a ser oficialmente investigado pela Procuradoria Geral da Colômbia, por suposta aliança com grupos paramilitares. A instituição decidiu reabrir a apuração sobre a participação de Santos na formação de grupos paramilitares em Bogotá por entender que não foi realizado até agora um estudo sério das provas coletadas.

Santos é acusado de se reunir com o ex-comandante paramilitar Salvatore Mancuso e com o ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, para formar um bloco armado à margem da lei que teria contado com pleno apoio de agentes da força pública.

Mancuso confirmou o encontro, que foi corroborado por declarações de outros chefes dos grupos, entre eles “Don Berna”, um dos mais poderosos entre os paramilitares.

Agora, a Procuradoria espera colher o depoimento do vice-presidente. Pode ser a abertura de mais um processo contra integrantes do governo Uribe. Dezenas de parlamentares da base governista estão afastados de suas funções ou são investigados por apoio aos paramilitares.

Com Telesur