Governo de Sergipe anuncia ações do plano de combate à dengue

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, lançaram oficialmente nesta segunda-feira, 19, as ações estaduais de combate à dengue. Durante a apresentação, o governador informou aos prefeitos, secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e profissionais da imprensa sobre as medidas que fazem parte do Plano de Contingência para o Controle da Dengue, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Governo disponibilizará 26 carros-fumacê e 600 agentes de endemias em 74 municípios, à exceção de Aracaju, que tem sua brigada própria. Belivaldo enfatizou as responsabilidades do Governo e convocou os representantes dos municípios e a própria população a assumir o seu papel na luta contra a doença em três principais frentes: prevenção e educação; combate ao vetor; e assistência ao paciente.

"A palavra-chave para o sucesso desta campanha está na organização e no envolvimento de todos. O Governo não consegue resolver o problema da dengue sozinho. Por isso, trabalhamos sempre para que, culturalmente, as pessoas compreendam cada vez mais o seu papel nesta luta para que, no futuro, União, Estado e municípios não precisem investirgrandes quantias na conscientização da população. O Governo está alerta para a dengue e o pedido que faço é que as prefeituras se empenhem ao máximo porque, por parte do Estado, não vai faltart o apoio necessário para que possamos evitar uma nova epidemia da doença", destacou o governador em exercício, Belivaldo Chagas, que visitou as obras de construção do novo Pronto Socorro do Huse antes do anúncio do plano contra a dengue.

De acordo com os dados apresentados pela SES, até o mês de setembro de 2008, foram notificados 34.386 casos de dengue, sendo 24.432 confirmados. Na comparação com o mesmo mês de 2009, foram notificados 3.487 e 555 confirmados, uma diminuição aproximada de 90% no número de casos.
Controle do vetor

Mais de 15 mil uniformes serão distribuídos para todos os Agentes de Saúde e Endemias no estado. Além disso, este ano um larvicida biológico menos agressivo à saúde humana será utilizado. A Central de Controle de Endemias da SES (UBV) foi completamente reformada e todos os municípios sergipanos receberão mais uma vez a ajuda do Governo para combater a dengue.

Soros de reidratação, apoio técnico na organização dos serviços e um 0800 para atendimento em casos de dúvidas e denúncias serão disponibilizados. Em caso de epidemia, a linha passará a funcionar 24h. Além disso, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e endemias, supervisores de campo, coordenadores de vigilância epidemiológica e auxiliares de enfermagem,serão capacitados para que todos os municípios tenham profissionais disponíveis e preparados para combater a dengue.

Assistência aos pacientes

O Estado adquiriu vários kits de sorologia para diagnosticar a dengue, cuja distribuição é função primária do Ministério da Saúde. A medida vai evitar a interrupção de exames. O Hospital de Cuidado para Pacientes com Dengue e Influenza H1N1 voltará a funcionar, desta vez nas instalações da antiga Clínica dos Acidentados. Lá, serão fornecidos leitos para pacientes graves, apoio diagnóstico e transporte integrado com o Samu 192 Sergipe.