Salvador realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura

Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento é o tema da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Salvador, que acontece nesta quarta e quinta-feira (21e 22/10), no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande. O objetivo do encontro é coletar subsídios para a II Conferência Nacional de Cultura programada para Brasília, entre os dias 11 e 14 de março de 2010. As inscrições estão abertas e podem ser realizados pela internet ou no local do evento.

Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Gregório de Mattos, a 3ª Conferência Municipal de Cultura pretende reunir artistas, produtores, gestores, empresários, políticos e toda sociedade civil. O objetivo é pensar, discutir, plantar políticas para a cultura sob todas as formas de arte. Durante o evento serão eleitos ainda os delegados municipais para a Conferência Teritorial.

A programação da Conferencia é composta por palestras, debates, reuniões de grupos temáticos e eleição do Conselho de Cultura. Serão discutidos e analisados cinco temas apresentados por profissionais conceituados. São eles: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; gestão e institucionalidade da cultura. As propostas elaboradas serão votadas e encaminhadas para as conferências territorial, estadual e nacional.

Onze das 16 conferências territoriais de cultura já foram realizadas na Bahia. A 12ª conferência acontece nesta segunda e terça-feira, no município do Senhor do Bonfim, a 376 quilômetros de Salvador. A última conferência territorial será realizada a da Região Metropolitana de Salvador, que ocorre na capital nosdias 7 e 8 de novembro. Nas conferências territoriais, são debatidas propostas que foram apresentadas pelos municípios nas conferências municipais. Essas propostas vão ser aprimoradas e levadas à 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Ilhéus, de 26 a 29 de novembro.

De Salvador,
Eliane Costa