Vereadores visitam equipamentos que atendem vítimas de violência

A Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente visitou nesta segunda-feira (19), o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher – CERAM – e a Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres da PMF. O objetivo dos vereadores é fazer um relatório diagnóstico sobre os equipamentos que atendem as demandas das mulheres de Fortaleza e apresentar durante a audiência pública que acontecerá no dia 27 de novembro.

Visita CERAM

O Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, acompanhou a visita ao CERAM para ouvir as demandas do equipamento junto com as vereadoras Eliana Gomes(PCdoB) e Eliane Novais(PSB) e o vereador Antônio Henrique (PTN). Uma equipe de profissionais mostrou para os presentes como funciona o Centro de Referência, que oferece atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual. João Ananias falou da importância da visita, ressaltando que a sociedade tem um débito histórico com as mulheres em função de todas as desigualdades e discriminações sofridas por elas. “Já está mais do que na hora de reparar isso”, destacou.

O CERAM funciona em um prédio alugado. Possui uma psicopedagoga, que trabalha com as mulheres violentadas de forma lúdica e com dinâmicas para a mulher se sentir valorizada. O maior problema são as referências dos encaminhamentos. Há necessidade também de mais profissionais para que possam ser implantados os plantões de final de semana. O CERAM só funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Para atender a demanda por telefone é divulgado o “Alô Saúde”, em que os funcionários são orientados também para esclarecer mulheres vítimas de violência doméstica.

“Acolhimento é a palavra de ordem”, declarou a coordenadora interina do CERAM, Angélica Monteiro, que destacou também, como uma dificuldade, a capacitação das mulheres para que sejam inseridas novamente no mercado de trabalho.

O secretário de Saúde propôs a criação de um grupo de trabalho envolvendo o CERAM e a SESA para se reunir e debater a questão da referência o mais rápido possível. Ele quer que seja criada uma ficha padrão aceita e respeitada em todos os equipamentos.

Coordenadoria

Na Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres os vereadores foram recepcionados pela coordenadora Raquel Viana. Sua missão é coordenar, elaborar e implementar políticas que contribuam de forma concreta para alterar a dinâmica de desigualdade que marca a vida das mulheres no município, tendo como estratégia a articulação com as demais secretarias e áreas de atuação governamental.

A coordenadoria realiza também campanhas de prevenção e enfrentamento à violência e contra o tráfico de mulheres e trabalha a inclusão dessas mulheres no mercado, capacitando-as em diversas áreas. “É preciso romper com a visão sexual do trabalho. A mulher pode fazer tudo que o homem faz, basta que seja capacitada para isso”, ressaltou Raquel. A coordenadoria capacita mulheres para exercerem as profissões de bombeiras, pedreiras, eletricistas e na área de informática.

A Casa Abrigo é vinculada ao equipamento, que acolhe mulheres vítimas de violência em situação de risco de morte com suas crianças, e é mantida pela SEMAS e pela Regional V. A Casa Abrigo é um serviço sigiloso e temporário.

Para os vereadores da Frente foi solicitado o apoio e a divulgação do trabalho da Coordenadoria, um equipamento mantido pelo gabinete da prefeita Luizianne Lins. Foi solicitado também que os vereadores contribuam com a manutenção das propostas feitas pela Coordenadoria no PPA, como a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A Frente Parlamentar já visitou a Delegacia da Mulher, o Juizado Especial da Violência Doméstica e da Mulher, o Centro Municipal de Referência e Apoio à Mulher e as obras do Hospital da Mulher. A audiência pública para apresentação do relatório das visitas acontece no dia 27 de novembro, às 9 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza.

Serviço:

Centro Estadual de Referência e Apoio às Mulheres – CERAM
Funciona de 2ª a 6ª de 8h às 17h.
Rua Francisco Pinto, nº 363, Benfica.
Telefone: (85) 3101 2383

Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres
Av. Luciano Carneiro, 2235, Vila União
Telefone: (85) 3255 8372

Alô Saúde: 0800.85.1520

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Eliana Gomes