Obras da Adutora do Garrincho são concluídas

O Governador Wellington Dias e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, Dalton Macambira, entregam nesta quarta-feira (21), a segunda e última etapa da maior obra hídrica do Piauí, a Adutora do Garrincho que fica localizada na região de São Raimundo Nonato. Eles visitam as conclusões da obra nas cidades de Várzea Branca, São Bráz e Bomfim do Piauí.

Adutora do Garrincho - Ccom
Para garantir a conclusão do Sistema Adutor do Garrincho e os Sistemas Independentes de Caracol e Fartura, foram necessários investimentos de R$ 38.000.000,00, com fontes de financiamento do Banco Mundial(BIRD), 40%, Ministério da Integração Nacional,40% e Governo do Estado com 20% do total.

As cidades em que o governador Wellington Dias acompanhado do secretário Dalton Macambira visitam já contam com abastecimento d´água. É o caso de Bonfim do Piauí com um abastecimento de reservatório existente na cidade diretamente da Estação Elevatória 06. O reservatório é todo apoiado em concreto e vai beneficiar uma população de 5.178 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE 2007.

Outro município que será visitado é Várzea Branca com abastecimento também na própria cidade beneficiando um total de 5.178 habitantes, conforme Censo IBGE de 2007. São Bráz recebeu um reservatório construído de de 75m³ na cidade a partir da estação elevatória 08. O abastecimento de água de qualidade vai beneficiar 4.311 habitantes, conforme Censo de 2007.

”No total, foram 196 quilômetros de adutora construídos, beneficiando 60 mil pessoas, cerca de 12 mil famílias, solidificando um dos maiores investimentos já feitos no setor hídrico do Piauí. A Barragem Petrônio Portela tem capacidade para 181 milhões de metros cúbicos”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira.