Curso gratuito oferece formação política para mulheres
O Instituto da Cidade em parceria com o Banco do Nordeste e com apoio do Governo federal está realizando inscrições para o Curso de Formação em Gestão Democrática para Mulheres. O curso que terá carga horária de 40horas / aula, terá início no dia 09 de novembro.
Publicado 22/10/2009 10:51 | Editado 04/03/2020 16:34

No Brasil a participação das mulheres em cargos eletivos é muito baixa. As mulheres representam apenas 8,9% do Congresso Nacional, cerca de 12% das Assembleias e das Câmaras Municipais.
Proporcionar o acesso ao conhecimento político e institucional ao público feminino é fundamental para ampliar os espaços de inserção das mulheres, reconhecendo seu potencial para contribuir com o desenvolvimento do nordeste, não só do ponto de vista econômico, mas também político.
Entre vários fatores que dificultam a inserção das mulheres na vida pública, (dupla jornada de trabalho, falta de apoio dos partidos, falta de recursos), observa-se a necessidade de capacitação política, de acesso a informações, conhecimento, que proporcionem uma consistente formação política.
O curso foi pensado partindo dessa compreensão, da importância e da necessidade de fortalecer as mulheres no sentido de se apropriarem do espaço público, dos espaços de poder, disputando em condições menos assimétricas os cargos eletivos.
O Curso de Formação em Gestão Democrática para Mulheres tem o objetivo de proporcionar às mulheres conhecimento e informações no que diz respeito à vida pública, aos cargos eletivos, à política nacional; capacitar mulheres para sua inserção em espaços de poder, aumentando o número de futuras candidatas, contribuindo para uma maior representatividade das mulheres; estimular a formação de espaços para o debate, a reflexão e socialização de experiências de mulheres na esfera pública e ainda incentivar o diálogo entre homens e mulheres, fundamental para a construção democrática da representatividade.
A inscrição é gratuita e já pode ser feita até o dia 30 de outubro. Por ter vagas limitadas (80), as candidatas passarão por um processo seletivo analisado pelo corpo docente do curso.
Módulos
Cidadania e participação política. Democracia representativa, esfera pública e esfera privada.
Memória histórica e política das conquistas das mulheres em Fortaleza, no Ceará e no Brasil.
Direitos, políticas de cotas, mulheres em cargos de poder, reforma política.
Partidos políticos no Ceará e a participação das mulheres.
Dinâmica, funcionamento, estrutura da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa em Fortaleza.
Serviço:
Curso de Formação em Gestão Democrática para Mulheres
Período de inscrição: 21 a 30 de outubro
Início das aulas: 09 de novembro
Aulas: segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras
Hora: das 19h às 21h
Turma: 80 alunas
Carga Horária: 40h/a
Local das aulas: centro de pastoral Maria mãe da igreja (Rua Rodrigues Junior, 300 – centro)
Coordenação geral do Curso: Lélia Lis Lacerda, Ms.
Corpo docente:
Gema Galgani S. L. Esmeraldo (Doutora em Sociologia e membro da REDOR)
Lélia Lis Lacerda (Mestre em Sociologia e professora em Ciências Políticas)
Maria Auxiliadora Vasconcelos de Souza (Mestre em Sociologia e membro da UBM)
Inscrições e informações: Instituto da Cidade (Av. Aguanambi, 760 – sala 103)
Fone: 3253.3441 / 8850.9531
e-mail: formacaodemulheres@gmail.com
De Fortaleza,
Carolina Campos