DNOCS comemora centenário e homenageia personalidades

Depois de ver o sertão brasileiro ser assolado por secas cada vez mais devastadoras, o governo federal criou, há 100 anos, o Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS). Hoje, em meados do século XXI, ainda que as bruscas mudanças climáticas causem problemas aos sertanejos, o DNOCS ultrapassa os limites de suas competências iniciais e desenvolve projetos importantes para o desenvolvimento do país.

DNOCS1 - Jarbas Santana
Na manhã dessa sexta-feira, o DNOCS-PI realizou a solenidade de comemoração de seu centenário e homenageou personalidades e parceiros. Muitas autoridades e servidores prestigiaram o evento, que abriu com a banda de música da Polícia Militar e o descerramento da placa do prédio.

Foram 54 homenageados entre órgãos, entidades, instituições, parlamentares, ex-diretores, servidores aposentados, associações e imprensa. O coordenador estadual do Departamento no Piauí, José Carvalho Rufino, entregou pessoalmente todas as placas e agradeceu pelo suporte.

Dentre os que foram agraciados pela homenagem, estava o deputado federal Osmar Júnior. Ele fez um histórico das ações do DNOCS no Estado e afirmou que continuará fazendo o possível na Câmara para auxiliar no trabalho do Departamento.

Participaram do evento os secretários estaduais de Meio Ambiente e de Segurança, Dalton Macambira e Robert Rios, respectivamente, o ex-diretor estadual João Henrique Rebelo, o ex-diretor geral José Francisco dos Santos Rufino, o único piauiense a ocupar o cargo, e o vice-governador Wilson Martins, representando o governador Wellington Dias, que está em Oeiras acompanhando o Festival de Cultura.