Piauí 'invade' Brasília: comemoração foi bastante prestigiada

Uma festa genuinamente piauiense. Assim foram as comemorações dos 187 anos do Piauí na capital federal, que conta com mais de 420 mil piauienses residentes, a maior comunidade fora do Estado. Os Governos do Piauí e do Distrito Federal e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que conta com quatro deputados distritais piauienses, reuniram-se numa grande homenagem, nessa quinta-feira, 22, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Marisa Letícia - Ccom
Caravanas de piauienses ou descendentes lotaram o local do evento. Iniciado com a apresentação do forrozeiro Gonzaga Lu e exposição de artesanato e fotos, o evento seguiu com lançamento e autógrafo de livros por escritores piauienses, e sessão solene para a entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença, a maior comenda do Estado. "Foi um lindo evento, que mostra a força e a garra do povo piauiense fora do nosso Estado", frisou o governador Wellington Dias, que participou de toda a programação acompanhado da secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, do coordenador Estadual de Comunicação, Wellington Soares; do superintendente do Piauí em Brasília, Roberto John; e do secretário do Turismo, Sílvio Leite.

Foram 23 personalidades homenageadas nos diferentes graus da comenda (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro). "São 39 anos de serviço público. Estou muito feliz", destaca o servidor Conrado Cardoso, motorista. "Meu trabalho é minha casa. Passo a maior parte do meu tempo aqui", observa José Rodrigues, também servidor da Superintendência do Piauí em Brasília.

A primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia, prestigiou a festa do Piauí em Brasília e também foi uma das homenageadas da noite, assim como o ministro especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; o senador Eduardo Suplicy; e piauienses que fazem a diferença na capital, como o defensor público geral da União, José Rômulo Plácido, natural de Luzilândia; o professor de música e compositor Sivuquinha, de Regeneração; o garçom festejado em todo o Distrito Federal, José Braz Ribeiro (conhecido por Tampinha), que entrou no palco de joelhos, em agradecimento; e Leão Fontes, de Picos, radicado em Brasília há mais de 45 anos, que foi rádio-ator da Rádio Pioneira e é primo-irmão do consagrado escritor piauiense Fontes Ibiapina (conduzido à solenidade de cadeira de rodas), dentre outros.

Visivelmente emocionado, o senador Eduardo Suplicy garantiu que manterá a defesa do Estado e do Brasil no Senado Federal. "Podem contar comigo, pois estarei pronto a dizer as coisas tais como o governador avaliar que precisam ser ditas, verdadeiramente, mesmo que deixe alguns colegas bravos", declarou, destacando as belezas de Teresina, Delta do Parnaíba, Barra Grande, e citando trechos do livro Bons Tempos de Ciranda, de Aury Lessa.

A festa finalizou com o show do cantor piauiense Frank Aguiar. "É uma honra participar deste evento e homenagear nossa gente. O Piauí é um Estado rico, não só de potencialidades econômicas e turísticas, mas rico de pessoas que fazem uma grande história dentro e fora do nosso Estado", ressaltou.