Sem categoria

Seminário esclarece dúvidas sobre laudos técnicos para estádios

O Seminário Estádios, Segurança e Condições de Uso, que acontece esta semana em Brasília, está debatendo a padronização e condições mínimas de funcionamento dos estádios de futebol, com foco na realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e nas Olimpíadas, em 2016. As arenas com capacidade acima de 10 mil torcedores. deverão apresentar quatro laudos para abrigar as partidas com segurança e conforto: higiene, combate a incêndio, segurança e engenharia.

Participam do evento representantes dos maiores clubes de futebol do Brasil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária, dos Conselhos Regionais de Engenharia (Creas) de vários estados brasileiros, além de membros de torcidas organizadas.

De acordo com o diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, o objetivo é padronizar documentos e procedimentos nas quatro áreas, para atender plenamente o Estatuto do Torcedor. “Cerca de 600 estádios serão avaliados no Brasil”, explicou. “A nossa meta é, em dois anos, atingirmos 80% deles”.

O engenheiro do Ministério do Esporte, Ivan Mello, complementou que a discussão sobre os laudos foi muito produtiva, porque foi uma oportunidade de os participantes esclarecerem dúvidas e fazerem sugestões. “Eles irão se tornar multiplicadores em seus estados”, disse. “Outro assunto que é relevante, e não podemos esquecer, é que todas as medidas também irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas arenas de futebol”, acrescentou.

Para a representante da Vigilância Sanitária, Ita Cunha, “o objetivo da vigilância sanitária é prevenir e eliminar os riscos à saúde pública, proporcionando a fiscalização dos ambientes em que estão os alimentos, bebidas, medicamentos e serviço de atendimento médico, que servem aos torcedores. Os laudos irão resgatar a dignidade do torcedor e proporcionar que voltem aos estádios”, explico Ita.

Segundo Ivan Mello, os jogos da Copa do Mundo vão ser realizados dentro de regras fixadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverão ser cumpridas em nível estadual, pelas federações.

Regras para tudo

As discussões durante o seminário vão estabelecer um regulamento que deverá valer para todas as situações ligadas a eventos de futebol. Entre as futuras regras estarão normas para instalação de banheiros sanitários que hoje estão completamente defasados. "Por isso estamos buscando um norte em face da realidade brasileira. O seminário será o ponto de partida para isso e as conclusões vão ajudar a criar o nosso caderno de encargos", disse Mello.

Segundo o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Filho, quando se fala na estrutura de estádios, normalmente, questões como a quantidade de sanitários, a segurança e a higiene necessárias são abordadas apenas de maneira genérica.

O aperfeiçoamento físico dos estádios de futebol, segundo ele, deve ser realizado com o intuito de favorecer a realização de jogos e não somente em função da Copa ou das Olimpiadas.
Da sucursal de Brasília

Leia também:
Ministro abre seminário que vai debater segurança nos estádios