UJS-Campos cobra garantia do passe livre

Garantir o passe livre para os estudantes de escolas públicas. Esse foi o objetivo de uma manifestação, realizada no dia 21, pela UJS de Campos. O ato aconteceu na Avenida Rui Barbosa, no Centro.

UJS na ruas pelo passe livre

Com faixas e cartazes, a manifestação chamou a atenção de pessoas que circulavam pelo local. Alguns paravam para saber o motivo da manifestação e se mostraram solidários.

Os integrantes da UJS pararam o trânsito por alguns minutos e chegaram a sentar na rua. O passe livre estudantil consta em lei estadual e municipal de Campos, entretanto, a Prefeitura local permite o alto número de microônibus em diversas linhas, como IPS-Parque Prazeres, Penha-Centro, veículos que não transportam estudantes gratuitamente.

De acordo com Douglas Azeredo, da UJS, a gratuidade não tem sido respeitada pelas empresas de ônibus em Campos. Segundo ele, a utilização de microônibus e a ausência de mais lugares para estudantes foram os motivos para o protesto. “Não temos o nosso direito respeitado. Muitas vezes temos que pagar a passagem ou, então, ficar mais de uma hora esperando o próximo. Isso é desumano”, reclama.

Com uma faixa e exigindo respeito, a estudante Gabriela Mariano reclamou: “lei é para ser cumprida”. Os estudantes contaram com o apoio do deficiente físico Luiz Carlos Braga que passava pelo local. De acordo ele, o seu direito também não é respeitado.

Com informações do Folha da Manhã