Formação: Escola do PCdoB reúne militância do Sul da Bahia

Cerca de 70 dirigentes, de 14 municípios do sul do estado, participaram da plenária de instalação da Seção Regional da Escola Nacional do PCdoB, em Itabuna, no último sábado (24/10). “É um marco fundamental para o processo de formação teórica do partido”, afirmou o secretário municipal de formação do PCdoB e responsável pela Escola, Ramon Cardoso.

A cerimônia reuniu partidários comunistas de Ilhéus, Ubatã, Itacaré. Canavieiras, Jussari, Itajuipe, Santa Cruz da Vitória, Aurelino Leal, Itaju do Colônia, Jussari, Pau Brasil, Uruçuca e Marau, atestando a proposta de que a Escola de Formação do Partido atenda aos demais municípios da região, além da Itabuna.

A nova unidade já conta com uma coordenação pedagógica, os coordenadores de cada núcleo de estudo (Filosofia, Estado e Classe, Economia, Socialismo, Partido) e um grupo de 17 professores, entre militantes das diferentes cidades. “Eventualmente, a gente também virá de Salvador dar um apoio”, afirmou a professora Ilka Bichara, que integra o quadro da Escola do Partido desde 1984. “A Bahia é muito extensa e só uma comissão centralizada, em Salvador, não dá conta de formar todos os quadros”, explica ela.

De fato, o PCdoB cresceu vertiginosamente desde as últimas eleições, quando fez 18 prefeitos, 19 vices e 149 vereadores em todo o estado. A resolução aprovada pelo Comitê Estadual, de criar escolas nas demais regiões, atende a essa nova realidade do partido de descentralização para formação de novos quadros e dirigentes. “O PCdoB vem experimentando uma onda positiva de crescimento e ocupação de diversos espaços institucionais e no movimento social e, em função disso, é preeminente a incorporação ideológica dos novos militantes, capacitando-os para concatenar suas ações com as políticas gerais e especificas do partido e enfrentar, de forma ativa, a luta de idéias”, destacou Cardoso.

De Salvador,
Camila Jasmin