Maranguape: capital do esporte de aventura

Disposição e muita adrenalina. O final de semana em Maranguape encheu os olhos dos admiradores dos esportes radicais. Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo, Skate e Orientação unidos a um belo cenário resultaram numa bem sucedida etapa do Ceará Aventura 2009, evento promovido pela Secretaria Estadual de Esporte, em parceria com prefeituras e federações esportivas.

Ceará Aventura

Surgido em 2006, quando em uma única etapa conseguiu reunir 10 modalidades esportivas e 28 municípios, o Ceará Aventura tem como objetivo difundir o esporte de aventura, incentivar o turismo ao explorar a rica paisagem cearense e contribuir para impulsionar a economia local.

Durante sua realização, além do acesso à prática dos mais diversos esportes, shows de dança de rua e flatland, os competidores e moradores locais participam de palestras sobre conscientização ecológica, o que confere ao evento o status de incentivador de uma maior consciência sócio ambiental, especialmente entre os jovens.

Para o prefeito de Maranguape, George Valentim, que fez questão de entregar os troféus para os atletas vencedores, a união de esporte de aventura e a natureza privilegiada do município deram à competição um charme especial. “Nossa administração recebe a II Etapa do Ceará Aventura com muita alegria. Acreditamos na forca do esporte e no seu potencial social e por isso é uma prioridade da gestão”, enfatizou.

O evento foi também muito especial para a turma do skate. Apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, já estava à disposição a nova pista de skate de Maranguape. Construída pelo governo estadual e com cerca de 500m², foi nela que a Federação de Skate do Ceara (FESK), dentro da programação do Ceará Aventura, realizou a etapa do circuito amador cearense.

Segundo Charles Reginaldo, presidente da FESK, a construção da pista em Maranguape é um importante avanço. “O prefeito George nos recebeu com muito respeito e fez questão de acompanhar a Federação durante toda a construção do equipamento. Durante anos, fomos discriminados e agora temos um espaço. Isso faz muito bem para nossa auto-estima e com certeza inaugura um novo momento para o esporte radical no Ceará”.

Conforme Diana Gomes, coordenadora de eventos da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), “a cidade se preparou e pediu para sediar o evento e deu tudo certo. Maranguape teve toda a estrutura necessária”, ratificou.

O Ceará Aventura está em sua 2ª etapa e contou com disputas de Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo, Skate e Orientação, reunindo cerca de 500 atletas. Cada uma das competições é validada por sua respectiva federação como etapa estadual do calendário de 2009.

Confira os vencedores:

Skate – Yago Ruan (Mirim), Thais Narcízio (Feminino), Sterferson Tavares (Iniciante), Anderson Rezende (Amador I), Marcos Paulo (Amador II); Bicicross – Daniel Silva; Asa Delta – Fernando Marinho (Avançado), Francisco Helder (Iniciante); Parapente – Victor Gurgel (Open), Jean Messias (Serial); Orientação -Natália de Araújo (Feminina), Thiago Teixeira (Elite I); João Paulo Gonçalves (Elite II).

De Fortaleza,
Andrea Oliveira