Sem categoria

Apuração final confirma maioria parlamentar da Frente Ampla

A coalizão governista Frente Ampla confirmou a maioria parlamentar no Uruguai obtida na eleição realizada há uma semana, de acordo com os dados consolidados da apuração, divulgados neste domingo.

Encerrada a contagem total, a Frente Ampla obteve 47,96% dos votos, o que lhe dá direito a 16 dos 30 assentos do Senado e 50 vagas das 99 existentes na Câmara dos Deputados.

Já o Partido Nacional, segundo colocado, ficou com 29,07% das preferências, e com isso poderá ocupar nove cadeiras no Senado e 30 na Câmara.

O tradicional Partido Colorado, por sua vez, foi votado por 17,02% do eleitorado e terá no novo Legislativo cinco senadores e 17 deputados. Outros dois assentos na Câmara serão destinados ao Partido Independente, com 2,49% dos votos.

Em números absolutos, a Frente Ampla recebeu 1.105.277 sufrágios, contra 669.944 do Partido Nacional, 392.307 do Colorado e 57.360 do Independente.

A apuração levou uma semana para ser concluída devido à contagem dos chamados votos considerados, dados por mesários que não puderam comparecer a suas zonas eleitorais.

De acordo com a Corte Eleitoral, 89,96% dos cerca de 2,5 milhões de uruguaios que estavam habilitados a votar foram às urnas.

Na disputa presidencial, os mais bem colocados foram José Mujica, da Frente Ampla, e Luis Lacalle, do Partido Nacional, que voltarão a se enfrentar no segundo turno, marcado para 29 de novembro.

Com agências

Leia também: Corbo: 2º turno do Uruguai é confronto de modelos e resultados