Sem categoria

Ato no Marco Zero abre mês da consciência negra em Recife

Representantes de religiões de afro-brasileiras participaram de caminhada nesta terça-feira (3/11) contra o racismo e a intolerância religiosa, saindo do Marco Zero até o Memorial Zumbi dos Palmares, em Recife (PE).

- Reprodução: TV Globo

O centro de Recife teve ato público contra o racismo e a intolerância religiosa nesta terça-feira (3/11). Representantes de religiões de afro-brasileiras participaram de um ato público contra o racismo e a intolerância religiosa no Memorial Zumbi dos Palmares, que fica na Praça Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade.

Também aconteceu a 3ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileira, evento que marca a abertura do mês da consciência negra em Recife. Os participantes seguiram pela avenida Marquês de Olinda, rua Mariz e Barros, Palácio do Campo das Princesas, rua do Sol, avenida Guararapes e Dantas Barreto, chegando ao Memorial Zumbi dos Palmares, onde aconteceu uma cerimônia religiosa de Umbanda e Jurema.

“Nós vivemos hoje em um estado laico e o candomblé sempre foi tido como religião demoníaca”, explica o coordenador Núcleo de Cultura Afro-brasileira, Edson Axé (foto). “É importante minimizar o preconceito em relação às religiões, nosso convite aos recifenses é para dizer um basta ao preconceito e ao racismo. Nossa Constituição Federal garante o respeito à diversidade, pela democracia”.

À noite, serão entregues troféus para pessoas que contribuem para a luta contra a discriminação racial nas Terças Negras, novidade que estará presente a partir desta edição do projeto, que ocorre no Pátio de São Pedro.

No evento estarão presentes representantes do Núcleo de Estudos Afro da Unicap, Quilombo Cultural Malunguinho, Afoxé Elegbará, da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da PCR, do Movimento Negro Unificado, além de representantes de diversos terreiros da Cidade e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

Da redação, com Globo