Sem categoria

Campanha combate machismo e aumenta cuidados com saúde do homem

A organização não governamental Instituto Papai, em parceria com a Rede Homens pela Equidade de Gênero, lançou nesta terça-feirae (3), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a Campanha Machismo Não Combina Com Saúde. Segundo a coordenadora da campanha, Mariana Azevedo, o objetivo é estimular os homens a procurar os serviços de saúde assim que os sintomas aparecem, para facilitar o diagnóstico precoce de doenças.

Esses homens não têm procurado esses serviços quando as doenças aparecem. Eles deixam a doença ficar mais grave, para poder procurar o serviço porque não querem admitir que sentem dor ou fragilidade, destacou Mariana.

Os meninos são estimulados desde criança a brincadeiras que induzem violência e ao risco, aí tudo se reflete, mais tarde, na vida dos homens, como a baixa procura pelos serviços de atenção básica saúde, completou.

A coordenadora disse ainda que os serviços de saúde precisam olhar para os homens de uma maneira diferente. O machismo não está só nas pessoas, mas também nos serviços de saúde. A maneira como eles se estruturam também é machista.

A campanha será lançada durante o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que se realiza até amanhã (4), em Olinda. Seis mil pessoas, entre estudantes, profissionais de saúde e pesquisadores, devem participar do evento, que começou no dia 31 de outubro. No congresso, também será lançada a coletânea de DVDs Homens, Gêneros e Políticas Públicas.