Quebradeiras de coco representam Piauí em seminário nacional

Representantes da Associação das Quebradeiras de Coco do município de Miguel Alves, estiveram participando do II Seminário CRB Nacional, que levou o tem “Projetos Sociais e Políticas de Assistência Social: Desafios e possibilidades de articulação”através da Comissão Pastoral da Terra.

Cerca de 40 lideranças do norte e nordeste do Brasil participaram do evento que aconteceu em Fortaleza, CE, nos dias 31 de outubro a 01 de novembro. No primeiro momento as entidades participantes apresentaram o trabalho desenvolvido nas entidades na linha da Assistência social, logo em seguida houve uma exposição do Projeto que os Maristas desenvolvem "Centro de Recondicionamento de Computadores" inclusão sócio digital”.

A realidade no interior do Piauí quanto a inclusão digital ainda acontece a passos lentos. Apesar do programa do governo federal, que leva computadores as escolas púbicas nos pequenos municípios, a falta de infraestrutura e a dificuldade encontrada na burocracia para ativar este sistema é um dos entraves para que a inclusão digital funcione realmente nas escolas públicas dos pequenos municípios.

“Um exemplo da burocracia e dificuldade para que o sistema funcione, podemos citar como já ocorreu em algumas escolas em Miguel Alves. Os computadores chegam, mas a escola ainda não tem instalações físicas adequadas para colocar os computadores de forma que eles funcionem, quando não, são os técnicos que são específicos para montarem os computadores que não têm, e até mesmo professores ou monitores que não vêem ao município para ensinar os funcionários da escola e até os próprios professores, que no caso seria a inclusão co ma capacitação necessária” comenta um morador e estudante da cidade que já vivenciou o problema.