Agora é lei: Câmara institui o “Dia Municipal do Sistema Braille”

Promulgada, no último dia 23 de outubro, a Lei Nº 9515/2009, que institui o “Dia Municipal do Sistema Braille”. A data será comemorada, anualmente, no dia 08 de abril, dia em que nasceu José Álvares de Azevedo, que trouxe o Sistema Braille para o Brasil. O sistema foi fundado pelo francês Louis Braille.

Homenagem Cegos

Para a vereadora Eliana Gomes, autora do projeto apresentado na Câmara Municipal de Fortaleza e agora transformado em Lei, o “Dia Municipal do Sistema Braille” irá fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega. “Essa lei vai servir para ajudar na concretização de políticas públicas dos direitos dos portadores de deficiências visuais. Eles precisam ser incluídos socialmente”, explica Eliana.

O Sistema Braille

Após passar seis anos aprendendo o revolucionário sistema de leitura e escrita no Instituto de Jovens Cegos de Paris, José Álvares de Azevedo retornou ao Rio de Janeiro, em 1850. Começou então, a ensinar o sistema Braille a outras pessoas e iniciou um processo de conscientização da sociedade brasileira sobre a realidade da pessoa cega.

A sanção desta lei no mesmo ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Louis Braille permite ao município de Fortaleza reverenciar tanto o criador do revolucionário sistema, como também o responsável pelo seu desenvolvimento no Brasil. É também uma ocasião para debater acerca dos direitos dos cidadãos acometidos pela deficiência visual.

O francês nasceu em 04 de janeiro de 1809, ficou cego durante a infância e, em 1825, apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura em relevo, o Braille, que é voltado para os portadores de deficiência visual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes