Semar realiza II módulo do curso  sobre mudanças climáticas

Como parte das ações do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a organização internacional Care Brasil, realiza na próxima segunda-feira, dia 9, no auditório da Escola Fazendária, no Centro Administrativo, o II Módulo do Curso de Mudanças Climáticas e o Piauí. O curso é destinado às representações empresariais, órgãos públicos Federal, Estadual e Municipal, agricultura familiar, indústria e agronegócio, dentre outros.

De acordo com o secretário Dalton Macambira, que está acompanhando a realização do curso, através dos módulos, cada etapa do curso tem como meta introduzir os participantes no instrumental teórico necessário para que eles se tornem agentes multiplicadores da reflexão sobre mudanças climáticas e da construção coletiva de agendas de sustentabilidade em pequena escala, isto é, no âmbito de sua organização, lugar de origem ou área de atuação.

Aplicação do Módulo II visa à elaboração da Agenda Climática do Governo do Estado do Piauí, contendo ações, prazos e responsáveis pela implantação da mesma. “Sua elaboração deverá envolver a participação e a visão compartilhada de todos os atores envolvidos e convidados, sendo agenda citada o principal produto a ser obtido neste módulo”, explica Ayri Saraiva Rando,
analista de Programa Care Brasil.

O II Módulo promovido pela Semar, tem abertura marcada para as 9h, com o professor Alexandre Louis de Almeida D’Avignon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é de que durante o curso sejam capacitadas 90 pessoas de diversas instituições, divididas em duas turmas. O II Módulo prossegue até o dia 13 de novembro.

Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí, Fetraf, Fetag/PI, Seplan-PI, Crédito Fundiário, Semar, SEAAB e/ou SDR, Emater, Ibma, repesentantes dos 11 Territórios de Planejamento, Coordenadoria do Semiárido, Coordenadores de UCs Federal e Estadual, Quilombolas, ONG Celta, ONG Cáritas, Embrapa, Tropen/UFPI, Uespi, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Teresina, Semam, Incra, Dnocs, Interpi, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí.