Sem categoria

Lupi: com juros “aceitáveis”, geração de emprego seria bem melhor

Nesta segunda, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, criticou, no Rio, a taxa de juros no país. Segundo ele, se a equipe econômica do governo decidisse reduzir os juros a patamares “aceitáveis”, a geração de emprego seria bem melhor, além de incentivar investimentos do setor privados.

“A geração de empregos tem demandado investimentos de recursos públicos como, por exemplo, o do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do FGTS, e outros. Além disso, o programa “Minha Casa Minha Vida” já conta com R$ 20 bilhões do FGTS e com ações propositivas do governo, de diminuir as taxas de juros que precisam cair muito mais”, comentou, criticando que ao manter os juros elevados só beneficia o capital especulativo, de quem aplica em bolsa de valores.

“Nós temos que ajudar e favorecer quem quer produzir. Apesar do Copom manter a taxa de juros, nós continuamos questionando porque estamos dentro de um governo democrático.”

O ministro Lupi, que participou da abertura da 3ª Niterói Fenashore, frisou que a Petrobras tem um compromisso de encomendar 100% de suas embarcações na indústria nacional, desde que 80% da participação acionária seja de brasileiros. Isso, em sua opinião, é estratégico para o país.

Pessimistas

“A indústria naval começou em Niterói, que é uma espécie de porta de entrada da indústria naval. Acho que é preciso investir muito para fazer esta cidade crescer muito mais. Isso beneficia no nosso Estado e gera dezenas de milhares de empregos.”

Quanto a geração de empregos no país, Carlos Lupi fez questão de ressaltar que a marca de 1 milhão foi superada em outubro. “Os pessimistas vão ter que engolir. Não tem jeito. O Brasil no mês de outubro, vai passar de 1 milhão de empregos. Ainda não tenho os números fechados. Só na semana que vem. Mais isso mostra o comportamento diferenciado do Brasil.”

A informação é do Monitor Mercantil