Sem categoria

Milhares de japoneses vão às ruas contra ocupação americana

Milhares de pessoas realizaram uma manifestação no último domingo (8) na ilha de Okinawa, sul do Japão, contra a ocupação americana do país, há poucos dias da visita ao país do presidente americano Barack Obama.

Japoneses de Okinawa

O novo governo japonês comprometeu-se a "reequilibrar" a relação entre o país e os EUA, incluindo a revisão do acordo sobre as bases e permanência dos 47.000 soldados americanos no Japão.

A administração americana descartou a possibilidade de renegociar o acordo assinado em 2006 e exige que a Base Aérea de Futenma, localizada na cidade de Ginowan, seja reconstruída, como planejado, até 2014.

"Eu solicitei expressamente ao primeiro-ministro Yukio Hatoyama que diga ao presidente Obama que não precisamos de outra base americana", disse Yoichi Iha, prefeito de Ginowan.

Obama visitará o Japão na próxima sexta-feira e sábado.

"Eu pedi que Hatoyama tome uma decisão corajosa para acabar com o fardo de Okinawa", continuou o prefeito diante dos manifestantes que se reuniram em um parque perto de uma base americana.

Moradores de Ginowan estão incomodados com o ruído, a poluição, o risco de acidentes e a criminalidade que a presença dos soldados americanos trouxe à Futenma.

O novo governo japonês manifestou que pretenderealocar a base parar outra parte do Japão.

"Os moradores de Okinawa votaram no novo governo pensando que iriam se livrar da base. Eu não acho que ele nos possa trair agora", disse Yonamine Yoshiko, de 64 anos, que veio protestar contra a ocupação americana.

"Durante os últimos 64 anos nós fomos pacientes. Se a nova base for criada, isso significará que nosso sofrimento vai continuar por mais 50 anos ou 60", disse, em referência à ocupação pelos militares americanos iniciada com a derrota do imperialismo japonês em 1945.

Com agências