O debate continua

O segundo dia de Congresso foi encerrado com um ato político de grande representatividade. PT, PCdoB, PSB e PDT estiveram representados. Lula, Dilma, Sérgio Cabral, ministros vários e personalidades do movimento social, UNE, CTB, CONTAG e MST.

Lula falou por mais de uma hora. Ali agradeceu aos comunistas pelo apoio solidário e firme nos momentos de maiores desafios de seu governo. Lembrou que o PC do B foi o único partido que o apoiou sempre, desde 89. Na campanha de 2002 não havia unanimidade em torno de seu nome nem no PT, o único apoio unânime era no PC do B, afirmou.

As ultimas afirmações de FHC receberam resposta incisiva por parte de Lula. Disse que a vida não é fácil, que Fernando Henrique torcia para que ele fracassasse para voltar nos braços do povo, deu errado. “Deve ser horrível para um sociólogo ver um operário receber os principais prêmios que ele sempre sonhou ganhar. Por ironia do destino são dois analfabetos, eu e Zé Alencar, que estamos fazendo o maior investimento no ensino superior da história do Brasil”.

O ato político encerrou para além da meia noite. Um plenário atento e animado não arredou pé.