Sem categoria

Uruguai: Frente Ampla denuncia propaganda enganosa da oposição

A campanha eleitoral uruguaia chega à Corte Suprema. A coalizão governista Frente Ampla informou que será apresentada uma denúncia formal contra o Partido Nacional, a quem acusou de manipular uma propaganda eleitoral para vincular a aliança de esquerda a um arsenal de guerra apreendido na última semana em Montevidéu. No episódio foram encontradas 700 armas e um grande arsenal de munição.

Na campanha, veiculada na TV e no rádio, o candidato governista à presidência, José “Pepe” Mujica e outros líderes do grupo Tupamaro são vinculados ao caso. Em uma das propagandas, uma voz feminina informa da apreensão com imagens de jornais e fotos de Mujica, fazendo alusão a uma investigação sobre as "conexões políticas" entre as armas e o movimento tupamaro.

"O spot publicitário se assemelha a uma notícia ao ponto de ser difícil distinguir se é algo informativo ou não, se pensa que é uma notícia verdadeira; o que é dito é absolutamente falso e pretende enganar as pessoas", afirmou ao La Nación o senador Rafael Michelini.

"A gravidade do fato está em utilizar material publicitário e de fazê-lo simulando ser um material informativo", disse o ex-ministro do Trabalho, Eduardo Bonomi, homem de confiança de Mujica.

O Partido Nacional assumiu a autoria dos anúncios. O chefe de campanha de Luis Alberto Lacalle, o senador Gustavo Penades, explicou ontem (7) que "o anúncio (a denúncia) da Frente Ampla responde a um estado de nervosismo".

"As propagandas apresentam informações absolutamente verídicas", afirmou.

Pesquisa

Uma sondagem eleitoral publicada na quinta-feira (6) confirma a vantagem de Mujica no segundo turno das eleições. Ele tem 49% das intenções de votos, segundo pesquisa de opinião feita pela empresa de consultoria local Factum.

Cerca de 42% dos eleitores escolherão o candidato de centro-direita, o ex-presidente Lacalle.

Fonte: Operta Mundi

Leia também: Corbo: 2º turno do Uruguai é confronto de modelos e resultados