Sem categoria

Valenzuela assume como secretário dos EUA para a América Latina

Arturo Valenzuela assumiu nesta quarta-feira (11) o cargo de secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, em cerimônia privada e diante do responsável da área de gestão do Departamento de Estado, Patrick Kennedy, informou o governo.

O Departamento de Estado estuda a possibilidade de organizar nas próximas semanas uma cerimônia pública. O juramento não teve a presença da imprensa nem de personalidades do âmbito político, para poder realizar este trâmite o mais rápido possível e permitir que Valenzuela comece a exercer o cargo imediatamente, disse Luoma-Overstreet.

Valenzuela substitui neste posto Thomas Shannon, que era secretário de Estado adjunto para a América Latina desde outubro de 2005, sob o Governo de George W. Bush, até hoje.

Shannon foi nomeado pelo presidente Barack Obama como embaixador dos EUA no Brasil, mas o diplomata de carreira ainda não foi confirmado pelo Senado.

Biografia

Valenzuela dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Georgetown. Especializado em origens e consolidação de democracias, é membro do Council on Foreign Relations e participou da ONG La Raza, uma organização de defesa da comunidade latina nos EUA.

As contribuições diplomáticas às relações com a América Latino renderam a Valenzuela, entre outras honrarias, a comenda da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, conferida pelo governo do Brasil.