Sem categoria

Atraso pode deixar reforma de saúde nos EUA para 2010

O congresso estadunidense não cumprirá prazo estabelecido pela Casa Branca para estabelecer em 2009 uma reforma nacional no sistema de saúde do país, revelou na quarta-feira (12) um senador democrata.

"Muito provavelmente não poderemos honrar a meta do presidente Barack Obama com relação ao projeto de lei sobre a reforma no sistema federal de saúde", comentou Dick Durbin, parlamentar de Illinois.

Durbin acredita que uma versão do programa só sairá do Senado em dezembro próximo.

"Se o Senado conseguir adiantar a emenda, ela terá ainda de passar por uma prova em uma conferência bicameral, que que deve tirar todas as arestas entre as propostas das duas casas", apontou.

As declarações do senador ocorreram depois que o ex-presidente Bill Clinton foi até o Capitólio defender o plano de assistência social apresentado por Obama há quatro meses.

Clinton fracassou em conseguir apoio para um programa similar em 1994, e naquele ano os republicanos ganharam o controle do Congresso, após as eleições.

A Câmara de Representantes aprovou na semana passada a proposta de reforma da saúde por 220 votos a 215, com um só apoio republicano.

No Senado, de 100 membros, a aprovação é considerada menos segura devido à forte oposição de todos os republicanos e vários democratas moderados.

A emenda H.R. 3962, que tem o nome de Affordable Health Care for America Act, se converteria na maior extensão dos cuidados médicos nos Estados Unidos desde a criação do sistema Medicare, há 40 anos.

Em sua última versão, o plano custaria 894 bilhões de dólares em uma década e estenderia a cobertura até 36 milhões de não segurados, ainda que os estadunidenses sem planos médicos cheguem a 47 milhões.

Com informações da Prensa Latina