Bahiagás apóia capacitação para advogados de países africanos

A partir de convênio firmado junto a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA), a Companhia de Gás do Estado – Bahiagás participa do Programa de Capacitação e Estágio Profissional para advogados dos países africanos de língua portuguesa.

Desde a semana passada, o advogado Levy Nazaré, de São Tomé e Príncipe, está acompanhando os trabalhos jurídicos da Bahiagás e aprendendo sobre a legislação brasileira para fins de compreensão do sistema jurídico nacional. “Tem sido uma experiência enriquecedora. Tive o privilégio de estar numa empresa onde as pessoas são muito simpáticas e acolhedoras”, afimou Nazaré que é formando há nove anos pela Universidade de Lisboa.

A Bahiagás encara o convênio como uma forma de cooperar com as ações do Governo Federal e com os programas de colaboração ao desenvolvimento dos países africanos, possibilitando um aprofundamento das relações culturais e sociais entre os países envolvidos; além de um conhecimento do direito comparado. “A Companhia tem um conjunto de valores que as empresas de São Tomé não tem, como a disciplina de horário, por exemplo. Aqui tenho aprendido muito sobre licitações, e a boa relação de trabalho ajuda muito nesse processo de aprendizagem”, pontou o bacharel santomense, que fica em Salvador até 04 de dezembro.

Promovido conjuntamente pelo Conselho Federal da OAB e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, o Programa convenciona estágio em escritórios de advocacia brasileiros, e mais cursos e palestras, a um total de 20 advogados africanos durante 40 dias. Além da Bahia, que recebe profissionais advindos de São Tomé e Príncipe, os estados de Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará também integram a parceria.

Da redação local, com informações da Ascom/Bahiagás