Mariguella homenageado em Cachoeira (BA)

Militante comunista e um dos fundadores da Aliança Libertadora Nacional – ALN, Carlos Marighella foi morto em 1969 pelas forças da repressão. Homenageado pelo Governo Federal e estadual no último dia 4, quando se completaram 40 anos do seu falecimento, o ex-guerrilheiro volta à cena como tema do seminário nacional sobre luta armada e a resistência à ditadura militar no Brasil. Dias 12 e 13 de novembro, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

Sob o mote “Marighella: Sem Perder a Ternura Jamais”, o evento, promovido pelo grupo de pesquisa Cultura, Memória e Política Contemporânea da UFRB e o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFBA, inclui mesas redondas, palestras e a montagem da exposição sobre o ex-deputado federal constituinte pela Bahia, seguida de homenagens com a participação de seu filho, o deputado estadual Carlinhos Marighella. Na ocasião, serão lançados dois livros sobre a trajetória política de Marighella e de Virgilio Gomes – outro militante da ALN assassinado em 69 – e o projeto CINE Ditadura, acompanhado da exibição e debate do filme “Batismo de Sangue”.

A iniciativa integra as atividades do projeto de extensão “Entre Memória e História, 45 Anos do Golpe de 64” que reúne, ainda, pesquisadores da UFS e UFRJ, e conta com o apoio do Comitê de Anistia vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos em âmbito nacional, da Comissão do Projeto “Memórias Reveladas” da Secretaria Estadual de Direitos Humanos da Bahia e do Fórum Nacional de Comunicação.

Da redação local