Sem categoria

Uruguai: Pesquisas indicam vitória de Mujica no 2º turno

Três diferentes institutos de pesquisas do Uruguai apontam que Jose Mujica, da Frente Ampla, deve ganhar as eleições no segundo turno. Na empresa Interconsult, publicada no jornal Últimas Noticias, Mujica tem 47% das intenções de voto, enquanto seu concorrente Luis Alberto Lacalle alcançou 40%. Segundo a mesma pesquisa, ainda restam 10,6% que dizem que não sabem em quem votar ou que preferem não responder. Além desse, 2,5% dizem que votarão em branco.

No primeiro turno, realizado em 25 de outubro, Mujica obteve 47,96%, o Partido Nacional, 29,07%, o Partido Colorado 17,02%, o Partido Independiente, 2,49% e a Assembléia Popular, 0,67%.

No dia 6 de novembro, outra empresa, a Equipos Mori divulgou no Canal 10 pesquisa em que Mujica conta com 50% e Luis Alberto Lacalle, 42%. No dia 5, a empresa Factum divulgou no Canal 4, pesquisa com 49% a 42%.

Ou seja, há coerência entre os três resultados e Mujica é favorito, mas a direita tem realizado todo tipo de armação para virar o jogo. Recentemente foi encontrado um arsenal de armas numa casa e parte da mídia tem tentado atribuir esse episódio a uma possibilidade de reação do grupo de Mujica em caso de derrota.

Fonte: Blog do Rovai