Confecom Bahia se inicia neste sábado

Acontece neste sábado e domingo (14 e 15/11) a etapa baiana da Conferência Nacional de Comunicação, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (CAB), em Salvador. “A realização da 1ª Confecom já é, por si só, uma expressiva vitória dos setores sociais que encaram a democratização da mídia e o direito à comunicação como fundamental para o avanço da democracia”, definiu Julieta Palmeira, editora da sucursal baiana do Portal Vermelho e integrante da Comissão Organizadora da Conferência.

O credenciamento tem início às 8h30 deste sábado. Representantes da sociedade civil devem estar munidos de cédula de identidade ou documento equivalente com foto. A plenária de abertura e a votação do regimento interno acontecem a partir das 10h com a participação do governador Jaques Wagner e do jornalista Paulo Henrique Amorim. Na ocasião, segundo já publicado no Diário Oficial, Wagner irá anunciar a criação de um grupo de trabalho para elaborar o projeto do Conselho Estadual de Comunicação, a ser encaminhado para a Assembléia Legislativa no inicio do próximo ano.

A parte da tarde segue com painéis temáticos a partir das 14h30 acerca da Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição, e Cidadania: Direitos e Deveres, com intervenções de profissionais da comunicação, representantes do governo e do empresariado. Às 18 horas, os três segmentos se reúnem em grupos específicos onde serão escolhidos os delegados de cada setor, respeitando-se o percentual estabelecido pelo regimento da Conferência Nacional, de 40% da sociedade civil, 40% do empresariado e 20% de representantes do poder público. Ao todo, o evento irá eleger uma delegação de 100 represenantes para a etapa nacional, de 14 a 16 de dezembro, em Brasília.

O Portal Vermelho estará presente nos dois dias do evento, com cobertura do principais momentos da conferência. Um folder contendo as sete propostas defendidas pelo órgão será distribuído a todos os participantes da Confecom. Fundamentada na premissa de que a comunicação deve ser encarada com direito humano essencial, cerceada por políticas públicas e normas legais de regulação que permitam a pluralidade no debate de idéias e a representação múltipla dos diversos segmentos sociais, a plataforma unifica as idéias do PCdoB quanto à inevitabilidade da democratização dos meios de comunicação.

Da redação local