Abertas as novas Emergência e UTI do HCR

A diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) inaugurou, em 13 de novembro, as novas instalações da Emergência e da UTI do Hospital Cristo Redentor (HCR), especializado no atendimento ao trauma e conhecido como o pronto-socorro da Zona Norte de Porto Alegre.

desenlace

Os dirigentes do GHC, Jussara Cony, superintendente, Ivo Leuck, diretor técnico, e Gilberto Barichello, diretor administrativo e financeiro, recepcionaram funcionários, autoridades e representantes da comunidade, que lotaram a entrada da nova Emergência. “É um momento histórico”, avaliou Jussara, “estamos abrindo leitos, disponibilizando aos usuários do SUS o que lhes é de direito e dando aos trabalhadores condições que os dignificam”.

Representando o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, esteve presente na cerimônia e lembrou que a entrega das novas instalações do Hospital Cristo Redentor representa o encerramento de um ciclo de reestruturação de todas as emergências do GHC, uma vez que as do Conceição, do Criança Conceição e do Fêmina também foram totalmente remodeladas. “Significa uma valorização do governo federal em relação aos hospitais públicos, com a reestruturação deles”, acrescentou. Beltrame também disse que a reforma no HCR está de acordo com a proposição do Ministério da Saúde de classificação de risco, humanização, mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho.

A Emergência, que atende em média 300 pacientes por dia, teve área mais do que duplicada, passando de 1.012 metros quadrados para 2.377, ganhando também mais leitos, passando de onze para 22. Além disso, o serviço conta com equipamentos e mobiliários novos. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Já a nova UTI, especializada em trauma e neurocirurgia passou a ocupar a área do antigo Ambulatório no primeiro andar e ampliou a oferta de atendimento: antes eram 20 leitos, agora, 29. O local conta também com novos equipamentos e boxes individuais, proporcionando mais privacidade para os pacientes.

Para atender aos novos setores, o GHC incrementou os recursos humanos com a ampliação do quadro funcional. Foram contratados, este ano, onze enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem.

Estiveram também presentes na solenidade o deputado federal Henrique Fontana, representante da Câmara dos Deputados, o vereador Sebastião Melo, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde,Luiz Eurico Vallandro, representante do secretário municipal de Saúde, o coordenador do Conselho Gestor do GHC, Sérgio Marques, a gerente de Internação do Hospital Cristo Redentor, Elisabeth Loguércio Collares, e o gerente de Administração do Hospital Cristo Redentor, Claudiomiro Ambrósio.

Assessoria de Comunicação Social GHC
Foto: Raliska Piuco