Agentes penitenciários do Piauí recebem capacitação em saúde

Os agentes penitenciários do Piauí vão participar de cursos de capacitação para melhorar o atendimento de saúde aos internos dos estabelecimentos prisionais. A informação foi dada ontem pela assessora técnica do Ministério da Saúde, Liliana Pittaluga, ao ministrar palestra na I Oficina de Abordagem Educativa em DSTs/Aids, tuberculose e hanseníase para profissionais de saúde no Sistema Penitenciário do Piauí.

Ela veio ao Piauí para participar do evento que reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e diretores de presídios do Estado. A oficina é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria da Justiça. Liliana Pittaluga falou do projeto assinado este ano, entre os ministrados da Saúde e da Justiça, José Gomes Temporão e Tasso Genro, respectivamente, que vai promover a formação continuada para agentes penitenciários.

A técnica do Ministério da Saúde explicou que o projeto vai beneficiar também os estados não incluídos no Plano Nacional de Saúde. A ideia é fortalecer a cobertura dos serviços de saúde nos sistema prisionais.

Na solenidade de abertura do evento, o chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Vinícius Oliveira, representou a secretária da Justiça, Cléia Maia. Ele saudou os profissionais de saúde que trabalham nos presídios e reforçou que o Sistema Penitenciário do Piauí vem se articulando para ser incluído no Plano Nacional de Saúde.

A I Oficina de Abordagem Educativa em DSTs/Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase começou nesta segunda feira, com a realização de palestras sobre as áreas de saúde abordadas.

Nesta terça feira, 17, estão sendo discutidos os temas: HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, com palestra ministrada pela dra. Elna Joelane. À tarde, a dra. Adriana Holanda vai proferir palestra sobre “Treinamento em aconselhamento DST/AIDS”.