PTB lança Lara para disputa pelo governo do Estado

Diante de um auditório lotado, na Assembleia Legislativa, o PTB lançou no sábado a pré-candidatura do presidente do partido no Estado, o deputado Luís Augusto Lara, ao governo em 2010, além de apresentar os 132 pré-candidatos da eleição proporcional. Na prática, apesar da empolgação da plateia, não há grandes alterações. O evento foi mais uma demonstração da força do partido.

O PTB segue integrando a base aliada do governo estadual e pode alterar sua posição. Lara disse que o PDT terá a preferência na indicação da cabeça de chapa no caso de a Frente Trabalhista se manter unida. Difícil, na avaliação das lideranças, será integrar uma aliança com o PT ou o PMDB no primeiro turno. Lara, a "estrela" do evento, deu um recado expresso ao partido. Último a falar, firmou prazo até 1º de maio para que o PTB decida sobre sua candidatura – mesmo que a convenção estadual ocorra só no final de junho. "Se o PTB quer uma candidatura a governador, também quero, mas tem que ser de verdade. Não contem comigo para uma aventura. Se é para cada um cuidar do seu, vou cuidar dos 70 mil votos que me colocaram na Assembleia."

A pré-convenção serviu também para consolidar a candidatura do senador Sérgio Zambiasi à Assembleia, solicitada em vários discursos. Os petebistas argumentam que após a ida de Zambiasi para Brasília, o partido perdeu espaço no Rio Grande do Sul. Apesar das "cobranças", Zambiasi apenas garantiu que não disputa novamente o Senado. Não deu qualquer declaração que contrariasse suas preferências de voto para a Presidência da República e para uma das vagas ao Senado – em dois candidatos petistas.

FONTE: C POVO NET