Sem categoria

Maurício de Sousa cria seu primeiro personagem gay

A 6ª edição da revista "Tina", da editora Panini, apresenta o primeiro personagem aparentemente gay das histórias de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. Caio, que é apresentado como melhor amigo de Tina na história de capa, assume ser "comprometido", indicando outro rapaz, o que causa estranhamento para os outros personagens.

A assessoria de Maurício de Sousa considera que é a primeira vez que o assunto é abordado nas histórias, cumprindo promessa do autor de discutir questões ligadas ao universo adolescente, "de forma tranquila e sem levantar bandeiras".

No entanto, para brindar a inclusão dele na história, há nela também um discurso de Tina contra preconceito em geral. O assessor afirma que a história não pretendeu ser categórica no lançamento de um personagem gay. Ele também assegura que a história e o personagem terá a devida continuidade e encaminhamento.

Tina, agora estudante de jornalismo, é uma personagem que foi criada nos anos de 1960, inicialmente com um visual hippie, e traços bem diferentes dos atuais. Para encerrar polêmicas envolvendo o surgimento do personagem, Mauricio de Sousa escreveu uma nota na qual ressalta que "Tina" é uma publicação voltada para o público adulto jovem e suas histórias refletem a realidade dessa faixa etária. Tina, a personagem principal, é maior de idade e estuda jornalismo".

Segundo ele, "a história intitulada 'O Triângulo das Confusões' deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem", afirma.
"Vale ressaltar que publicações dirigidas a faixas de público com idades diferenciadas podem –e devem– tratar de quaisquer assuntos de maneira adequada ao seu leitor. No cinema, na televisão ou nas revistas há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações?", questiona 

Mauricio de Sousa finaliza a nota dizendo que a revista mantém uma posição defendida em todas as suas produções: "o respeito pelo ser humano, pela pessoa, e a elegância no trato de qualquer tema".

Com Folha Online