Alunos de projeto social ganharão bolsas de estudo de Inglês

A Escola Profissional João Amazonas, instituição mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), vai beneficiar mais uma entidade de Jaguariúna com ensino de qualidade a baixo custo. Através de uma parceria que acaba de ser firmada com o Projeto CAJJ (Criança, Adolescente e Jovem de Jaguariúna), 15 crianças e adolescentes serão contemplados com bolsas de estudo integrais para o curso de Inglês da escola.

Além de não pagarem nada, as crianças farão o curso na própria sede da instituição, na Comunidade São Miguel, no bairro Miguel Martini. Uma sala de aula já está sendo preparada para receber o curso, que terá início no começo de 2010.

O ensino do idioma se soma às aulas de instrumentos musicais frequentadas por cerca de 60 crianças e jovens do município, geralmente vindos de famílias humildes. Eles têm aulas de canto, violino, flauta doce e transversal e violão. A menina dos olhos do Projeto é o Coral Jovem de Jesus, que já está na quinta formação e costuma encantar a todos nas apresentações em eventos municipais, missas e encontros comunitários.

Projeto CAJJ

O projeto foi fundado há 14 anos por Cristiano Candido Gonçalves Pintor, que até hoje se dedica de corpo e alma aos jovens, ao lado de Elisa Lopes, sua assessora na coordenação da instituição. Ele próprio conhece bem os riscos a que os jovens estão submetidos nas ruas, ao ter se envolvido com drogas na adolescência e ter sofrido muito para abandonar o vício.

Hoje tenta transmitir aos jovens do projeto valores e princípios que os mantenham longe dos descaminhos e os levem a um futuro promissor e saudável. Para isso, conta com algumas parcerias e apoios de pessoas solidárias ao seu trabalho.

Foi o caso do SindMetal, cujo presidente e vereador, Edison Cardoso de Sá (PCdoB), reconhece a importância do trabalho com a juventude e está abrindo as portas da Escola João Amazonas aos pupilos de Cristiano. “É o que sempre digo: conhecimento não ocupa espaço e nunca é demais. Temos que fazer alguma coisa por essas crianças agora, para que elas possam ter todas as condições de se tornarem pessoas felizes e realizadas no futuro”, frisa Edison.