Sem categoria

PT escolhe novo presidente no domingo

Os filiados do PT vão às urnas neste domingo (22), em todo o país, para eleger as novas direções nacional, estaduais e municipais do partido. Os deputados José Eduardo Cardozo (SP), Magela (DF) e Iriny Lopes (ES), além de José Eduardo Dutra, Marcus Sokol e Serge Goulart, disputam a presidência do partido.

“O grande desafio do novo dirigente do PT, na avaliação do presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), será o de olhar o ano de 2010 com a consciência e a responsabilidade de cumprir o desejo do povo brasileiro: dar continuidade ao governo que resgatou a autoestima da população”, afirmou.

Berzoini acrescentou que o PT tem o compromisso de fazer da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Precisamos dar continuidade ao nosso governo, que trouxe um novo modelo de administração para o País, que cuidou da macroeconomia, gerou emprego, distribuiu renda, criou uma rede de proteção social, além de ter trazido novos horizontes para a educação, cultura e tecnologia”, ressaltou. Ele enfatizou que, embora seja um governo de coalizão, que conta com apoio de 14 partidos, o PT é o principal protagonista do governo.

Na avaliação do deputado Berzoini, manter a unidade partidária será outro grande desafio do novo presidente do PT, que assumirá o cargo em fevereiro de 2010. “Ele terá que ter ainda capacidade de decisão firme, por ser um ano eleitoral”, disse. Segundo o deputado, nada deve sobrepor o projeto do partido e do país. “Nenhum projeto pessoal deve estar acima ou à frente do nosso programa partidário e de nação” afirmou.

Esta é a quarta vez que o Partido escolhe seus dirigentes por meio do Processo de Eleição Direta (PED). “A eleição acontece também no momento em que o partido vive um período de credibilidade crescente, aparecendo em pesquisas como o partido mais bem aceito pela população”, afirmou Berzoini. Ele ressaltou que a aceitação do PT é de 30%, enquanto partidos como o PSDB e o PMDB estão na faixa de 7% a 9% e os demais partidos oscilam entre 1% e 2%.

A grande marca que Berzoini espera deixar das suas duas gestões – ele foi eleito nos PEDs de 2005 e de 2007 – é o reconhecimento de todas as correntes políticas do partido. “Nesse período, todas as correntes foram agentes partidários, todas colaboraram, todas participaram das decisões do partido. Essa espero que seja a grande marca da minha gestão”, afirmou.

Fonte: Informes PT