Sem categoria

Temer atende empresários e reabre debate sobre jornada

Atendendo pedido do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), criou informalmente nesta quinta-feira (19), em reunião em seu gabinete, uma comissão de deputados para discutir a proposta de redução da jornada de trabalho, que já está na pauta do plenário.

A matéria, de autoria do então deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), já foi aprovada, por unanimidade, em comissão especial, que analisou o projeto que tramita na Casa há 14 anos. Na avaliação dos deputados da comissão, o assunto já foi exaustivamente debatido e se colocado em votação no Plenário será aprovado.

O empresariado, representado por Armando Monteiro, que vai compor a nova comissão criada por Temer, não quer a redução da jornada de trabalho. Monteiro, disse, após a reunião com Temer, não existir por enquanto qualquer perspectiva de acordo em torno da PEC, mas ressaltou estar o empresariado aberto ao diálogo.

Armando Monteiro disse não haver possibilidade de se votar a PEC ainda este ano e não ser racional votá-la em 2010, porque será utilizada como bandeira eleitoral e não como reivindicação legítima da classe trabalhadora, que, segundo ele, está preocupada, atualmente, em recuperar os postos de trabalho perdidos na crise econômica.

Temer disse que só colocará a PEC em votação se forem atenuadas as divergências sobre o projeto, que reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho e aumenta a remuneração da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada.

Os parlamentares defensores da proposta querem que a divergência seja resolvida em Plenário. Eles estão convencidos da aprovação da matéria, o que apavora o empresariado, que tem contado com a ajuda de Temer.

O momento de votação adequado é esse próximo às eleições, quando os parlamentares demonstrariam, por meio do voto à matéria, quem está a favor dos trabalhadores.

Integram a comissão, que voltará a se reunir entre 10 e 15 de dezembro, além de Monteiro Neto, os deputados Eduardo Sciarra (DEM-PR) e Guilherme Campos (DEM-SP), representantes do empresariado, e pelas lideranças sindicais dos trabalhadores, os deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Vicentinho (PT-SP), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier