Conferência de Comunicação: Singularidades e TV pública em debate

Na manhã deste sábado (21/11), segundo dia da Primeira Conferência Estadual de Comunicação, ocorreu o debate com o tema: “Comunicação, Sistema Público e Controle Social”. Da mesa, participaram Guto Benevides, presidente da TV Ceará (TVC), primeira emissora de televisão pública com tecnologia digital, Xyco Teóphilo, publicitário, Sérgio Lira, representantes da Abraço e Cristiane Bonfim, membro do Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Durante o debate, Guto Benevides defendeu um posicionamento contra os grandes meios de comunicação, dizendo: “A TV pública é a salvação da programação televisiva brasileira”. Sendo presidente da TVC, usou-a para exemplificar um modelo de emissora, com espaços para debates, um jornalismo de qualidade e sem influências de quaisquer meios externos em sua linha editorial.

Xyco Teóphilo, publicitário formado em jornalismo, enfatizou a exclusão sofrida pelas minorias em nível social e midiático. Com seu discurso irreverente, disse que o preconceito tem origem na própria sociedade, que, por sua vez, influencia a mídia, reforçando ainda mais a exclusão. Sendo um cadeirante, não admite os rótulos impostos pelos grndes meios de comunicação, como: “Portador de deficiência física”, pregando a inclusão social e a aceitação das diversas singularidades de cada um.

As falas desses dois palestrantes provocaram um debate em relação às medidas políticas para adaptar a mídia e a estrutura do país às singularidades físicas de parte dos cidadãos. O atual estado da mídia brasileira também surgiu no debate, através de discursos sobre uma maior participação do povo no controle do conteúdo apresentado pelos meios de comunicação, incluindo a própria TVC.

Por Maurício Moreira,
ONG Catavento