Sem categoria

Confecom: 12 conferências estaduais acontecem a partir de hoje

Na última semana para realização das etapas estaduais da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o Brasil ainda realiza 12 conferências, a partir desta quinta (19) até o próximo dia 22 de novembro (domingo), nos estados de: Mato Grosso, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, São Paulo, Roraima, Goiás, Ceará e Distrito Federal (Clique para acessar programação e outras informações).

As etapas estaduais são eletivas e além de elegerem delegados dos estados para participarem da Conferência Nacional de Comunicação, apresentam as propostas daqueles estados para serem debatidas e votadas na Confecom e também aprovam moções (manifestações favoráveis ou contra algum assunto) na plenária final.

Até agora foram apresentadas cerca de 1.500 propostas e estima-se que, até o final das etapas, haja ao todo cerca de 5 mil propostas vindas das conferências estaduais. As propostas serão sistematizadas por um grupo de técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de acordo com metodologia que deve ser aprovada na próxima terça-feira (24/11) em reunião da Comissão Organizadora Nacional.

Após serem sistematizadas, as propostas vindas dos estados serão publicadas e discutidas nos Grupos de Trabalho e na plenária nacional da Confecom e as que forem aprovadas, comporão o documento final da Conferência. Embora as propostas aprovadas na Confecom não se transformem a priori em resoluções, elas devem servir de base para as próximas mudanças legais e ações de Políticas Públicas no setor das Comunicações do Brasil.

Observadores
Foi definido na última reunião da CON que a 1ª Conferência Nacional de Comunicação abrirá espaço para 350 observadores com direito a voz nos Grupos de trabalho. Entre estes observadores:
– 130 irão se inscrever pela internet (como pessoas físicas);
– 90 serão membros das 18 instituições que compõem a Comissão Organizadora Nacional, sendo cinco vagas para cada uma das entidades;
– 30 serão observadores de entidades internacionais ligadas à Comunicação;
– 100 serão pessoas de outras entidades ligadas à Comunicação que não compõem a Comissão Organizadora Nacional como sociedades e laboratórios de pesquisa em comunicação.

Imprensa
Sobre o credenciamento da imprensa para o evento, ainda não ficou nada definido; a decisão final deve sair também na próxima terça (24) em reunião da CON. Mas a orientação predominante é que sejam incluídos todos os veículos de comunicação comunitária, mídia livre e imprensa especializada da área, já que se trata de uma conferência que tem como maior princípio a democratização da comunicação.

Leia também:
Grandes empresas de comunicação querem atropelar conferência