Congresso reúne jornalistas na capital baiana

Sob o tema Do Analógico ao Digital: Novos Desafios após a Decisão do STF sobre o Diploma, o X Congresso do Sindicato dos Jornalistas da Bahia – Sinjorba irá reunir profissionais da área e estudantes em três dias de atividades nas dependências da Faculdade FTC, na Paralela, em Salvador, de 26 a 28 de novembro. A programação inclui oficinas, palestras, debate sobre a organização do segmento e um ato político em defesa do diploma de jornalismo como exigência ao exercício da profissão.

Entre os convidados, a diretora da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Valci Zuculotto, tratando, entre outras questões, do Plano de Benefícios FENAJ Prev; os jornalistas e professores Sérgio Mattos, Emiliano José, Alberto Oliveira e Messias Bandeira, discutindo sobre a democratização dos meios de comunicação, era digital e as novas tecnologias, a realidade do mercado de trabalho e os novos desafios da profissão; e os secretários de Comunicação de Salvador, André Curvello, e do Governo do Estado, Robinson Almeida.

Um Encontro das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial dos Sindicatos dos Jornalistas dos Estados do Nordeste instiga as discussões quanto à imprensa negra. Comunicação comunitária e as formas de organização dos jornalistas baianos também figuram nas mesas temáticas. Durante o Congresso, inclusive, o Sinjorba irá apresentar uma proposta de reformulação do Estatuto da entidade com a incorporação dos aditivos aprovados ao longo dos anos. Apenas os jornalistas filiados ao Sindicato – e em dia com as mensalidades – terão direito a voto na plenária final, sábado.

O evento é aberto a jornalistas diplomados ou estudantes de jornalismo. A inscrição é gratuita e via e-mail ([email protected]), com credenciamento na quinta-feira (26/11), a partir das 8h30, na própria FTC.

Da redação local