Sem categoria

Frente pela legalização do aborto realiza assembleia

A Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto realiza assembleia nos dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo.

A iniciativa partiu dos movimentos feministas, e o objetivo, de acorod com a convocatória da atividade, é "organizar e dialogar com os demais movimentos sociais e setores democráticos da sociedade, para denunciar e barrar a crescente criminalização das mulheres que praticaram aborto".
 
A Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto foi organizada entre julho e agosto de 2008, e lançada em setembro do mesmo ano na cidade de São Paulo, com um ato público e uma caminhada.

As principais preocupações que serão tratadas durante a assembleia são a CPI do aborto clandestino, proposta em dezembro 2008, e os vários projetos que propõem recrudescer a criminalização do aborto e tramitam no Congresso Nacional. A plenária também debaterá a atuação e agenda de lutas do movimento para 2010.

Criminalização das mulheres

O caso mais emblemático ocorreu em Mato Grosso do Sul em 2008, quando ação da Polícia e e do Ministério Público resultaram no fechamento de uma clínica e no indiciamento de cerca de 2000 mil mulheres que supostamente praticaram aborto. 

Para a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Liége Rocha, "a CPI do aborto clandestino, se instalada, atingirá sobretudo as mulheres da classe trabalhadora".

Serviço:
Assembléia Nacional da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto
06 e 07 de Dezembro – Sindicato dos Químicos de São Paulo
(Rua Tamandaré, n.348 Liberdade – Próximo ao metrô São Joaquim).

De São Paulo, Luana Bonone, com assessoria da UBM