II Encontro de Mulheres Parlamentares faz pacto contra violência

A violência contra as mulheres foi tema do II Encontro de Mulheres Parlamentares do Amazonas, ocorrido ontem (23), no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A atividade foi promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em parceria com a deputada estadual Conceição Sampaio (PP).

Diante de um público repleto de líderes dos movimentos sociais que defendam a causa das mulheres, diversas políticas públicas para o segmento foram destacadas. No entanto, o foco principal das discussões voltou-se à questão da violência. Tanto que ponto alto da atividade foi o lançamento do pacto pelo enfrentamento à violência contra a mulher, assinado por todas as parlamentares presentes.

Durante as exposições, a Subsecretária de Monitoramento e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, apresentou diversos números que por si só constatam a gravidade do problema. Segundo ela, a Central de Atendimento à Mulher recebeu, de janeiro a julho de 2009, 139 mil ligações. Dessas, 35% denunciaram estarem sofrendo risco de morte.

As deputadas federais Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Rebeca Garcia (PP), a ex-vereadora Lúcia Antony (PCdoB) também se fizeram presentes no evento, que contou ainda com a participação de dezenas de outros parlamentares do Estado.

Atuação de Vanessa é destacada

Ativista histórica dos movimentos de mulheres no Amazonas, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) recebeu diversos elogios pela contribuição que sempre esteve disposta a dar em sua atuação no parlamento.

Para a surpresa de todos os presentes, sua colega na Câmara dos Deputados Rebeca Garcia (PP) fez alusão, inclusive, a continuidade da trajetória de Vanessa em outros âmbitos em Brasília. Isso num contexto em que a candidatura da comunista ao Senado Federal já foi deliberada pela militância do PCdoB na última Conferência do partido, realizada no mês de outubro.

De Manaus,
Anderson Bahia