Operadores turísticos britânicos querem investir no Piauí

A Steamond Jouneys é uma operadora turística britânica interessada em investir no Piauí, baseada nas constantes divulgações que recebe acerca do Estado. Dois diretores brasileiros da companhia, Márcio da Silva e Larene Pereira, se reuniram no segundo compromisso da delegação piauiense na Europa com o governador, Wellington Dias, em Londres

Londres - Ccom
O governador e o secretário do Turismo, Sílvio Leite, expuseram o momento oportuno de investimentos turísticos no Piauí, com destaque para a região do litoral e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. “Praias tropicais e arqueologia são atrações muito procuradas por viajantes britânicos”, explicou Márcio da Silva, que já conhecia o funcionamento da Rota das Emoções, entidade responsável pela promoção conjunta de destinos do Piauí, Ceará e Maranhão.

Os aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato, bem como, trabalhos no segmento de estradas, saneamento e reforço energético implementados no Piauí foram avaliados por Márcio da Silva e Larene Pereira como fundamentais para a consolidação de voos turísticos para estes dois locais. Wellington Dias e Sílvio Leite responderam aos questionamentos dos executivos acerca de qualificação de mão-de-obra. “Os investimentos no ensino de língua e cursos profissionalizantes para quem trabalha nesta área já estão funcionando no Estado”, explicou o governador para satisfação dos investidores.

O embaixador Sérgio Amaral e o diretor do setor turístico da embaixada, Antônio Falcão, acertaram com o governador a realização de um famtour simultâneo a um fampress, envolvendo setores do trade e da imprensa inglesa, em março do próximo ano, antes da Brazilian National Tourism Mart (BNTM), a feira internacional que promove os nove estados nordestinos, que será realizada, em 2010, na Praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Antônio Falcão também vai intermediar um contato com a British Bird Watch Association, a associação britânica de observadores de aves, no esforço de informar à entidade sobre uma das atrações embutidas nos passeios ao Delta do Parnaíba que é a revoada dos guarás. “Pelo que se sabe, este avistamento de pássaros é uma atração que encanta os membros desta entidade, que viaja o mundo inteiro à procura de novas espécies”, ponderou Falcão, que também acompanhará o famtour em 2010.

Ipanema Travel também planeja incluir o Piauí em suas rotas. Na série de negociações na Inglaterra, o governador Wellington Dias recebeu o diretor da Ipanema Travel, Alex Antônio, outra operadora turística, com sede em Londres, especializada em pacotes para a América Latina.

Antônio Falcão falou que o encontro com o governador vai viabilizar a formação de grupos direcionados ao litoral piauiense, incorporando o restante das atrações turísticas da Rota das Emoções, no Ceará e Maranhão. Ele também demonstrou interesse na formação de pacotes para a Serra da Capivara, aproveitando o notável interesse que os britânicos demonstram por arqueologia.

O governador Wellington Dias e o secretário Sílvio Leite solicitaram do diretor da Ipanema, que organizasse um grupo de operadores britânicos para um famtour a ser realizado em março de 2010. O chefe do setor turístico da embaixada brasileira em Londres, Antônio Falcão, informou na ocasião, que trabalha, atualmente, com 64 empresas voltadas a destinos brasileiros que também devem integrar este grupo de inspeção.